A casa comum: o bem de toda humanidade

Autores

  • Benedito Tadeu dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.7213/cd.a11n19p170-183

Palavras-chave:

Ecumenismo, Ecologia, Anglicanismo, Catolicismo romano, Criação

Resumo

O presente artigo tem como proposta provocar uma reflexão sobre a casa comum, a oikos, e como a temática tem sido contemplada pelas diferentes tradições cristãs ao longo da história. Nunca se fez tão urgente um olhar retrospectivo e a busca por uma espiritualidade que seja ecumênica e ecológica. Para tanto, faz-se necessária uma nova chave hermenêutica diante da teologia da criação, tendo a pessoa humana não como dominadora ou destinada a consumir e usufruir dos bens naturais, como se fossem infinitos, como propõe o espírito capitalista. Mas, sim, encontrar no humano um cuidador de toda a espécie viva com a responsabilidade de deixar a casa comum como legado às gerações futuras. As referências usadas apresentarão o pano de fundo que traz a questão ecológica para o centro da discussão teológica, levando-nos à compreensão de que a casa comum foi usurpada como casa particular. Seus limites, quando explorados com toda a intensidade, geram o lucro de poucos e o extermínio de muitos, principalmente dos mais frágeis, desafiando o pensamento teológico, principalmente na América Latina e no Caribe a ser uma voz profética, numa perspectiva ecumênica e inter-religiosa que proclame que a casa comum é um bem para toda família humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGLICAN CHURCH OF SOUTHERN AFRICA. Care for creation: manual for confirmation and youth groups. Cidade do Cabo, 2019.

AQUINO, Tomás de. Suma teológica. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2009. v. 1.

BEOZZO, Oscar (Org.). História geral da Igreja na América Latina: segunda época – século XIX. Petrópolis: Vozes, 1985.

CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Constituição pastoral Gaudium et spes: sobre a Igreja no mundo de hoje. In: VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 143-200.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Conclusões da conferência de Puebla – texto oficial: evangelização no presente e no Futuro da América Latina. São Paulo: Paulinas, 1979.

CHRISTIAN AID; CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL. Água para a vida: ação ecumênica por direitos e bens comuns no Brasil e na América Latina. Brasília: CONIC, 2020.

DOCTRINE in the Church of England. The 1938 report. Londres: SPCK, 1938.

DUSSEL, Enrique. Hipótese para uma história da Teologia na América Latina. In: BEOZZO, Oscar (Org.). História geral da Igreja na América Latina: segunda época – século XIX. Petrópolis: Vozes, 1985.

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Porto: Afrontamento, 1975.

FORTE, Bruno. Teologia da história: ensaios sobre a revelação, o início e a consumação. São Paulo: Paulus, 1995.

FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas: 2015.

HOORNAERT, Eduardo, DUSSEL, Enrique (Orgs). História geral da Igreja na América Latina: tomo 2. Petrópolis: Vozes, 1977.

IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL. Livro de oração comum: administração dos sacramentos e outros ritos e cerimônias conforme a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil com o saltério e seleção de Salmos litúrgicos. Porto Alegre, 2015.

IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL. Livro de oração comum: forma abreviada e atualizada com Salmos litúrgicos. Porto Alegre: Metrópole, 1987.

JOÃO XXIII. Mater et magistra. Rio de Janeiro: José Olympio, 1963.

JOSAPHAT, Carlos. Bartolomeu de las Casas: espiritualidade contemplativa e militante. São Paulo: Paulinas, 2008.

KICKHÖFEL, Oswaldo. Notas para uma história da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Porto Alegre: Metrópole, 1995.

MARASCHIN, Jaci Correa. A beleza da santidade: ensaios de liturgia. São Paulo: ASTE, 1996.

MARASCHIN, Jaci Correa. O espelho da transparência: o Credo niceno-constantinopolitano e a teologia latino-americana. Rio de Janeiro: CEDI, 1989.

MOORMAN, John Richard Humpidg. A history of the Church in England. 3. ed. Harrisburg: Morehouse, 1980.

OLIVEIRA, Pedro. Religião e dominação de classes: gênese, estrutura e função do catolicismo romano no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1985.

RAHNER, Karl. Curso fundamental da fé. São Paulo: Paulus, 1989.

REILY, Duncan. História documental do protestantismo no Brasil. São Paulo: ASTE, 1984.

SANTOS, Benedito Tadeu dos. Sítio Caldeirão: a violência institucional contra uma comunidade fraterna (1889-1937). Região do Cariri/Ceará. 2014, 243 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

TEMPO DA CRIAÇÃO. Guia de celebração Tempo da Criação: que a justiça e a paz fluam. Roma: União Internacional das Superioras Gerais, 2023.

THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa I: a árvore da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa II: a maldição de Adão. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

TUTU, Desmond. Deus não é cristão e outras provocações. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2012.

Downloads

Publicado

28-11-2023

Como Citar

Santos, B. T. dos. (2023). A casa comum: o bem de toda humanidade. Caminhos De Diálogo, 11(19), 170–183. https://doi.org/10.7213/cd.a11n19p170-183