A casa comum: o bem de toda humanidade
DOI:
https://doi.org/10.7213/cd.a11n19p170-183Palavras-chave:
Ecumenismo, Ecologia, Anglicanismo, Catolicismo romano, CriaçãoResumo
O presente artigo tem como proposta provocar uma reflexão sobre a casa comum, a oikos, e como a temática tem sido contemplada pelas diferentes tradições cristãs ao longo da história. Nunca se fez tão urgente um olhar retrospectivo e a busca por uma espiritualidade que seja ecumênica e ecológica. Para tanto, faz-se necessária uma nova chave hermenêutica diante da teologia da criação, tendo a pessoa humana não como dominadora ou destinada a consumir e usufruir dos bens naturais, como se fossem infinitos, como propõe o espírito capitalista. Mas, sim, encontrar no humano um cuidador de toda a espécie viva com a responsabilidade de deixar a casa comum como legado às gerações futuras. As referências usadas apresentarão o pano de fundo que traz a questão ecológica para o centro da discussão teológica, levando-nos à compreensão de que a casa comum foi usurpada como casa particular. Seus limites, quando explorados com toda a intensidade, geram o lucro de poucos e o extermínio de muitos, principalmente dos mais frágeis, desafiando o pensamento teológico, principalmente na América Latina e no Caribe a ser uma voz profética, numa perspectiva ecumênica e inter-religiosa que proclame que a casa comum é um bem para toda família humana.
Downloads
Referências
ANGLICAN CHURCH OF SOUTHERN AFRICA. Care for creation: manual for confirmation and youth groups. Cidade do Cabo, 2019.
AQUINO, Tomás de. Suma teológica. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2009. v. 1.
BEOZZO, Oscar (Org.). História geral da Igreja na América Latina: segunda época – século XIX. Petrópolis: Vozes, 1985.
CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II. Constituição pastoral Gaudium et spes: sobre a Igreja no mundo de hoje. In: VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 143-200.
CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Conclusões da conferência de Puebla – texto oficial: evangelização no presente e no Futuro da América Latina. São Paulo: Paulinas, 1979.
CHRISTIAN AID; CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL. Água para a vida: ação ecumênica por direitos e bens comuns no Brasil e na América Latina. Brasília: CONIC, 2020.
DOCTRINE in the Church of England. The 1938 report. Londres: SPCK, 1938.
DUSSEL, Enrique. Hipótese para uma história da Teologia na América Latina. In: BEOZZO, Oscar (Org.). História geral da Igreja na América Latina: segunda época – século XIX. Petrópolis: Vozes, 1985.
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Porto: Afrontamento, 1975.
FORTE, Bruno. Teologia da história: ensaios sobre a revelação, o início e a consumação. São Paulo: Paulus, 1995.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas: 2015.
HOORNAERT, Eduardo, DUSSEL, Enrique (Orgs). História geral da Igreja na América Latina: tomo 2. Petrópolis: Vozes, 1977.
IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL. Livro de oração comum: administração dos sacramentos e outros ritos e cerimônias conforme a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil com o saltério e seleção de Salmos litúrgicos. Porto Alegre, 2015.
IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL. Livro de oração comum: forma abreviada e atualizada com Salmos litúrgicos. Porto Alegre: Metrópole, 1987.
JOÃO XXIII. Mater et magistra. Rio de Janeiro: José Olympio, 1963.
JOSAPHAT, Carlos. Bartolomeu de las Casas: espiritualidade contemplativa e militante. São Paulo: Paulinas, 2008.
KICKHÖFEL, Oswaldo. Notas para uma história da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Porto Alegre: Metrópole, 1995.
MARASCHIN, Jaci Correa. A beleza da santidade: ensaios de liturgia. São Paulo: ASTE, 1996.
MARASCHIN, Jaci Correa. O espelho da transparência: o Credo niceno-constantinopolitano e a teologia latino-americana. Rio de Janeiro: CEDI, 1989.
MOORMAN, John Richard Humpidg. A history of the Church in England. 3. ed. Harrisburg: Morehouse, 1980.
OLIVEIRA, Pedro. Religião e dominação de classes: gênese, estrutura e função do catolicismo romano no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1985.
RAHNER, Karl. Curso fundamental da fé. São Paulo: Paulus, 1989.
REILY, Duncan. História documental do protestantismo no Brasil. São Paulo: ASTE, 1984.
SANTOS, Benedito Tadeu dos. Sítio Caldeirão: a violência institucional contra uma comunidade fraterna (1889-1937). Região do Cariri/Ceará. 2014, 243 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
TEMPO DA CRIAÇÃO. Guia de celebração Tempo da Criação: que a justiça e a paz fluam. Roma: União Internacional das Superioras Gerais, 2023.
THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa I: a árvore da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
THOMPSON, Edward Palmer. A formação da classe operária inglesa II: a maldição de Adão. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
TUTU, Desmond. Deus não é cristão e outras provocações. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.