O sínodo para a Amazônia: entre conveniência pastoral e audácia socioecológica

Autores

  • Paulo Suess Conselho Indigenista Missionário (Cimi)

DOI:

https://doi.org/10.7213/cd.a8.n12.p35-45

Resumo

O macro bioma Pan-Amazônia exige cooperação, solidariedade e justiça mundial. Essa é a causa proposta pela encíclica Laudato si’ e o sínodo para a Amazônia. Na avaliação desse sínodo, que se realizou entre os dias 6 e 27 de outubro de 2019 em Roma, dois documentos são particularmente importantes: o Documento final (DSA) com as conclusões da assembleia sinodal, e a exortação apostólica pós-sinodal Querida Amazônia (QA) do papa Francisco. Ambos os documentos precisam ser articulados entre si, embora o texto dos padres sinodais tenha somente um valor consultivo. A exortação Querida Amazônia, em seus três primeiros capítulos, mostra uma ressonância profética do sínodo, colocando a encíclica Laudato si’ no contexto da Amazônia. No entanto, decisões internas da Igreja católica que poderiam, na quarta parte do texto, fortalecer essa contextualização e sua bandeira ecológica e sociocultural, por meio de uma presença ministerial mais adequada, aguardam não só a luz verde do papa, mas sobretudo a reivindicação regional corajosa da voz do povo de Deus e dos pastores. A esperança não é a última que morre. Ela é, como nos diz Péguy, “a filha menor de Deus”, é “como um rio inesgotável” – como o rio-mar Amazonas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSEMBLEIA ESPECIAL DO SÍNODO DOS BISPOS. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Instrumentum laboris para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica. Brasília: Edições CNBB, 2019.

BONDER, Nilton. A alma imoral. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Documento de Aparecida: texto conclusivo da V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. São Paulo: Paulus, 2007.

FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas: 2015.

FRANCISCO. Constituição apostólica Episcopalis communio. Brasília: Edições CNBB, 2018.

FRANCISCO. Discurso do papa Francisco no final da assembleia sinodal. Santa Sé, 26 out. 2019. Disponível em: <http://www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2019/october/documents/papa-francesco_20191026_chiusura-sinodo.html>. Acesso em: 20 abr. 2020.

FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii gaudium: ao episcopado, ao clero, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.

FRANCISCO. Exortação apostólica Gaudete et exsultate: sobre o chamado à santidade no mundo atual. São Paulo: Paulus, 2018.

FRANCISCO. Exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia: sobre o amor na família. São Paulo: Paulinas, 2016.

FRANCISCO. Querida Amazônia: exortação apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade. São Paulo: Paulinas, 2020.

NOBRE, Carlos A.; NOBRE, Antônio D. O balanço de carbono da Amazônia brasileira. Estudos Avançados, São Paulo, v. 16, n. 45, p. 81-90, maio/ago. 2002. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9870/11442>. Acesso em: 21 abr. 2020.

PÉGUY, Charles. O pórtico do mistério da segunda virtude. In: ALMEIDA, Guilherme de (Org.). Poetas de França. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1958.

PÉGUY, Charles. Os portais do mistério da segunda virtude. Lisboa: Paulinas, 2014.

QUARTO ENCONTRO PASTORAL DA AMAZÔNIA. Linhas prioritárias da Pastoral da Amazônia. Santarém, 24-30.05.1972. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Desafio missionário: documentos da Igreja na Amazônia. Brasília: Edições CNBB, 2014. p. 9-28.

REDE ECLESIAL PAN-AMAZÔNICA. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Documento preparatório para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica. 2. ed. Brasília: Edições CNBB, 2018.

SANTA SÉ. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Documento final da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica. Brasília: Edições CNBB, 2019.

SOUZA, Márcio. História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2019.

SUESS, Paulo. Dicionário da Laudato si’: sobriedade feliz. São Paulo: Paulus, 2017.

Downloads

Publicado

26-07-2020

Como Citar

Suess, P. (2020). O sínodo para a Amazônia: entre conveniência pastoral e audácia socioecológica. Caminhos De Diálogo, 8(12), 35–45. https://doi.org/10.7213/cd.a8.n12.p35-45