Amazônia em chamas: a tensão entre o cuidado e o desamor

Autores

  • Edivaldo José Bortoleto Professor concursado, com homologação no Diário Oficial da União, para cargo de Professor no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória - 20.15.2020 (DOU). Esperando por ser chamado.
  • Eustáquio Rosa
  • Margarida Freitas
  • Rosa Gitana Krob Meneghetti
  • Tereza Mitsue Horibe

DOI:

https://doi.org/10.7213/cd.a8.n12.p8-19

Palavras-chave:

Espiritualidade da Unidade. Sínodo da Amazônia. Teologia Narrativa.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma ação que tem como fundamento o carisma da unidade, e que, ao desenvolver suas atividades numa região precisa, como será apresentado – no coração da Amazônia brasileira, no município de Óbidos – dá a perceber a atualidade do carisma onde quer que o carisma chegue – quer seja numa metrópole, quer seja no coração de uma floresta. O texto deseja enfatizar a atualidade e a eficácia do carisma em comunidades na floresta, comunidades à beira de lagos, e à beira do grande rio, e os frutos que esse mesmo carisma gera ao tocante à evangelização, à irradiação espiritual e às necessidades na sociedade civil, porque é um serviço à população e, sobretudo, à população que precisa. Também quer mostrar as relações de afinidades do carisma da unidade com a tradição da Doutrina Social da Igreja que ganha seu ápice no Concílio Vaticano II. Esta tradição está na base da teologia e na espiritualidade do papa Francisco que ganha concretude em seu pontificado e em seus documentos e dialoga com a teologia da criação de John Wesley, revelando, assim, uma perspectiva ecumênica já presente nas respectivas tradições aqui representadas. Por fim, o conjunto deste artigo move-se no âmbito de uma teologia narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edivaldo José Bortoleto, Professor concursado, com homologação no Diário Oficial da União, para cargo de Professor no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória - 20.15.2020 (DOU). Esperando por ser chamado.

Graduação em Filosofia.

Mestrado em Filosofia da Educação - PUC-CAMPINAS

Doutorado em Comunicação e Semiótaica - PUC-SP

Doutorado em Educação - UNIMEP

Pós-Doutorando em Filosofia - PUC-SP

Referências

ASSEMBLEIA ESPECIAL DO SÍNODO DOS BISPOS. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Instrumentum laboris para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica. Brasília: Edições CNBB, 2019.

CODA, Piero. A Igreja é o Evangelho: nas fontes da teologia do papa Francisco. Brasília: Edições CNBB, 2019.

COURTINE-DENAMY, Sylvie. Trois femmes dans de sombres temps: Edith Stein, Hannah Arendt, Simone Weil. Paris: Albin Michel, 2002.

DHAVAMONY, Mariasusai. Teología de las religiones: reflexión sistemática para una comprensión cristiana de las religions. Madrid: San Pablo, 1998.

FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas: 2015.

FRANCISCO. Exortação apostólica Evangelii gaudium: ao episcopado, ao clero, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos sobre o anúncio do evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2015.

FRANCISCO. Querida Amazônia: exortação apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade. São Paulo: Paulinas, 2020.

FREITAS, Margarida. Uma portuguesa em Óbidos, a do Pará. Cidade Nova, Abrigada, ano 25, p. 16-18, nov. 2015.

GIBELLINI, Rosino. A teologia do século XX. São Paulo: Loyola, 1998.

KLAIBER, Walter; MARQUARDT, Manfred. Viver a graça de Deus: um compêndio de teologia metodista. São Bernardo do Campo: Editeo, 1999.

LUBICH, Chiara. Como um arco-íris: aspectos concretos da vida do Movimento dos Focolares. São Paulo: Cidade Nova, 2016.

LUBICH, Chiara. Economia de comunhão: história e profecia. São Paulo: Cidade Nova, 2004.

LUBICH, Chiara. Ideal e luz: pensamento, espiritualidade, mundo unido. São Paulo: Cidade Nova, 2003.

MONDIN, Battista. Os grandes teólogos do século XX: os teólogos protestantes e ortodoxos. São Paulo: Paulinas, 1980. v. 2.

MORÁN, Jesús. Fedeltà creativa: la sfida dell’attualizzazione di un carisma. Roma: Città Nuova, 2016.

SACANNONE, Juan Carlos. A teologia do povo: raízes teológicas do papa Francisco. São Paulo: Paulinas, 2019.

VIER, Frederico (Coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos, declarações. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1979.

VOCE, Maria. Ponto de partida e ponto de chegada. Movimento dos Focolares, 1 out. 2019. Disponível em: <https://www.focolare.org/pt/news/2019/10/01/ponto-de-partida-e-ponto-de-chegada/>. Acesso em: 1 out. 2019.

Downloads

Publicado

26-07-2020

Como Citar

Bortoleto, E. J., Rosa, E., Freitas, M., Meneghetti, R. G. K., & Horibe, T. M. (2020). Amazônia em chamas: a tensão entre o cuidado e o desamor. Caminhos De Diálogo, 8(12), 8–19. https://doi.org/10.7213/cd.a8.n12.p8-19