O sínodo para a Amazônia na perspectiva de um pentecostal: uma análise dos círculos menores na construção do Documento final

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/cd.a8.n12.p46-57

Palavras-chave:

Sínodo para a Amazônia. Diálogos Ecumênicos. Círculos Menores.

Resumo

Este artigo faz uma análise comparativa da contribuição dos círculos menores que atuaram durante o sínodo para a Amazônia no processo de construção do Documento final. Enfoca a perspectiva de cada um deles sobre as questões de natureza eclesial, em especial, da consagração de mulheres e dos viri probati. Faz referência ao diálogo ecumênico e inter-religioso no contexto da construção de uma igreja com rosto amazônico. As considerações aqui representam uma perspectiva direta de um pentecostal que participou do sínodo na qualidade de delegado fraterno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moab César Carvalho Costa, Universidade Estadual DA REGÃO TOCANTINA DO MARANHÃO - UEMASUL

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017), mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011), graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (1998). Líder do Núcleo Estudos Interdisciplinares em História das Religiões - NEIHR. Membro da Rede Latino Americana de Estudos Pentecostais - RELEP e da Associação Brasileira de História da Religião - ABRH,  é professor adjunto II do Curso de História  da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL.

Referências

ASSEMBLEIA ESPECIAL DO SÍNODO DOS BISPOS. Amazônia: novos caminhos para a

Igreja e para uma ecologia integral. Instrumentum laboris para a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica. Brasília: Edições CNBB, 2019.

BOFF, Leonardo. Para quem é ou não é a “Querida Amazônia”? Instituto Humanitas Unisinos, 10 mar. 2020. Disponível em: < http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/596935-para-quem-e-ou-nao-e-a-querida-amazonia-artigo-de-leonardo-boff>. Acesso em: 12 maio 2020.

COSTA, Moab C. C. O aggiornamento do pentecostalismo brasileiro: as Assembleias de Deus e o processo de acomodação à sociedade de consumidores. São Paulo: Recriar, 2019a.

COSTA, Moab C. C. O sínodo para a Amazônia: um sínodo marcado pela escuta e pela alteridade. Pistis e Praxis, Curitiba, v. 11, n. 3, p. 692-702, set./dez. 2019b. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/pistispraxis/article/view/25944>. Acesso em: 6 maio 2020.

COSTA, Moab C. C. Presentation of pastor Moab César Carvalho Costa (Assemblies of God). Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, 2019c. Disponível em: <http://www.christianunity.va/content/unitacristiani/en/dialoghi/sezione-occidentale/pentecostali/other-documents-and-events/intervention-du-pr-moab-cesar-carvalho-costa--assemblees-de-dieu0.html>. Acesso em: 10 maio 2020.

DE CERTEAU, Michel. A escrita da História. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2011.

FRANCISCO. Carta encíclica Laudato si’: sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas: 2015.

FRANCISCO. Querida Amazônia: exortação apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade. São Paulo: Paulinas, 2020.

RELAZIONE Circolo Inglese-Francese. Vaticano: Segreteria Generale del Sinodo, 2019.

RELAZIONE Circolo Italiano “A”. Vaticano: Segreteria Generale del Sinodo, 2019.

RELAZIONE Circolo Italiano “B”. Vaticano: Segreteria Generale del Sinodo, 2019.

RELAZIONE Circolo Portoghese “A”. Vaticano: Segreteria Generale del Sinodo, 2019.

RELAZIONE Circolo Portoghese “D”. Vaticano: Segreteria Generale del Sinodo, 2019.

RELAZIONE Circolo Spagnolo “A”. Vaticano: Segreteria Generale del Sinodo, 2019.

RELAZIONE Circolo Spagnolo “C”. Vaticano: Segreteria Generale del Sinodo, 2019.

SANTA SÉ. Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral. Documento final da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a região Pan-Amazônica. Brasília: Edições CNBB, 2019.

Downloads

Publicado

26-07-2020

Como Citar

Costa, M. C. C. (2020). O sínodo para a Amazônia na perspectiva de um pentecostal: uma análise dos círculos menores na construção do Documento final. Caminhos De Diálogo, 8(12), 46–57. https://doi.org/10.7213/cd.a8.n12.p46-57