O conceito de missão integral na Teologia e a responsabilidade ecológica da Igreja cristã

Autores

  • Alana Carla Lucena Farias Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.7213/cd.a7n11p139-149

Palavras-chave:

Teologia. Missão integral. Cristianismo. Consciência ambiental. Responsabilidade ecológica.

Resumo

O presente artigo tem por escopo abordar a responsabilidade ecológica como uma das principais missões do meio cristão evangélico. A objetivação deste texto busca trazer um panorama geral a respeito da missão integral, tendo como um dos primeiros expoentes o encontro celebrado em Lausanne em 1974 (Lausanne I), como o realizado em 1989 (Lausanne II), onde se discute o conceito de tal missão, abordando o objetivo de Cristo não ser a salvação unicamente da alma, mas sim uma perspectiva ampliada, alcançando a integralidade humana e os vários âmbitos da sociedade, inclusive sua relação com o meio ambiente. Após a análise desses temas, tem-se a percepção prática de como as igrejas poderão efetivar esses princípios no âmbito ecológico, ampliando o ensino pela educação ambiental. O entendimento do evangelismo com intuito redentor ampliado, isto é, buscando a salvação completa da alma, corpo e relações sociais dos seres humanos, pode vir a ampliar a atuação dos cristãos na sociedade. Constatou-se por fim, devido à relação da missão integral diretamente com a agenda ecológica, as possibilidades de uma nova visão conjuntural e renovadora dos conceitos pétreos das igrejas, onde é possível a manutenção das suas convicções históricas e necessária uma postura inovadora ao tratar de problemas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Carla Lucena Farias, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciências das Religiões na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduanda em Teologia pela Faculdade Teológica Sul-Americana (FTSA). Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Referências

BARRO, Antônio Carlos. Revisão do marco da missão integral. In: VISÃO MUNDIAL (Org.). Missão integral: proclamar o reino de Deus, vivendo o evangelho de Cristo. Belo Horizonte: Ultimato, 2004.

BARTHOLOMEW, Craig C.; GOHEEN, Michael W. O drama das escrituras: encontrando o nosso lugar na história bíblica. São Paulo: Vida Nova, 2017.

BRASIL. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 27 abr. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm>. Acesso em: 20 out. 2019.

ESCOBAR, Samuel. A responsabilidade social da Igreja. In: STEUERNAGEL, Valdir Raul. A serviço do reino: um compêndio sobre a missão integral da igreja. Belo Horizonte: Missão Editora, 1992.

KELLER, Timothy. Justiça generosa: a graça de Deus e a justiça social: São Paulo: Vida Nova, 2013.

MOVIMENTO DE LAUSANNE. Consulta global Lausanne sobre o cuidado com a criação e o Evangelho: chamado à ação. Movimento de Lausanne, nov. 2012. Disponível em: <https://www.lausanne.org/pt-br/recursos-multimidia-pt-br/declaracao-da-consulta-pt-br/cuidado-com-a-criacao-chamado-a-acao>. Acesso em: 16 out. 2019.

MOVIMENTO DE LAUSANNE. Pacto de Lausanne. Movimento de Lausanne, 1974. Disponível em: <https://www.lausanne.org/pt-br/recursos-multimidia-pt-br/pacto-de-lausanne-pt-br/pacto-de-lausanne>. Acesso em: 15 out. 2019.

LOPES, Augustus Nicodemus Gomes. Ecologia: uma perspectiva cristã-reformada. eJesus: cristianismo on-line. Disponível em: <https://ejesus.com.br/ecologia-uma-perspectiva-crista-reformada/>. Acesso em: 20 out. 2019.

LOPES, Fabricio Roger de Souza. Missão integral: uma perspectiva teológica da prática do evangelho na vida das igrejas. 2007, 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teologia) – Faculdade de Teologia, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.

PADILLA, René. O que é missão integral? Viçosa: Ultimato, 2009.

STOTT, John. Cristianismo equilibrado. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1982.

STOTT, John. O discípulo radical. Viçosa: Ultimato, 2011.

WRIGHT, Christopher J. H. A missão do povo de Deus: uma teologia bíblica da missão da igreja. São Paulo: Vida Nova, 2012.

WUNENBURGER, Jean-Jacques. Antropología del imaginario. Buenos Aires: Del Sol, 2008.

Downloads

Publicado

15-02-2020

Como Citar

Farias, A. C. L. (2020). O conceito de missão integral na Teologia e a responsabilidade ecológica da Igreja cristã. Caminhos De Diálogo, 7(11), 139–149. https://doi.org/10.7213/cd.a7n11p139-149