Liberdade religiosa e laicidade do Estado no debate e nas práticas da Pastoral da Juventude e da Rede Ecumênica da Juventude

Autores

  • Raquel de Fátima Colet
  • Rodrigo de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.7213/cd.a5n7p57-62

Palavras-chave:

Liberdade religiosa. Estado laico. Pastoral da Juventude. Rede Ecumênica de Juventude.

Resumo

O cenário político brasileiro apresenta um crescimento considerável de posicionamentos pautados em princípios religiosos. Ao passo que evidenciam a necessária contribuição das tradições religiosas no espaço público, também comportam o risco de fundamentalismos que desconsideram a liberdade religiosa e a laicidade do Estado como base legal para o mesmo. Sensíveis a este contexto e testemunhando a possibilidade da cooperação entre credos e espiritualidades diferenciadas em favor do Estado democrático e laico, a Pastoral da Juventude (PJ) e a Rede Ecumênica da Juventude (REJU) têm atuado nas esferas socioculturais, políticas e religiosas pautadas por princípios de superação das intolerâncias e defesa de direitos constitucionais. Por meio de um estudo de caso qualitativo apoiado em observações dos pesquisadores, notícias e posicionamentos públicos destas organizações, este trabalho visa apresentar a contribuição da PJ e da REJU em favor destes princípios de liberdade e laicidade. Protagonizadas por jovens efetivamente envolvidos nos mecanismos de participação e controle social, particularmente nas Políticas Públicas de Juventude (PPJs), estes dois grupos adotam um posicionamento sociopolítico pautado em uma espiritualidade encarnada, dialógica e inculturada que acena e contribui para a efetivação do direito à liberdade religiosa em conformidade com a laicidade do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMO, Helena; MARTONI BRANCO, Pedro Paulo (Orgs.) Retratos da juventude brasileira. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.

ABRAMOVAY, Miriam; ANDRADE, Eliane Ribeiro.; ESTEVES, Luiz Carlos. Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília: MEC; UNESCO, 2007.

ANDRADE, Rodrigo de. Rede de atores pastorais e sua influência nas políticas públicas de juventude: constituição de uma comunidade epistêmica. Revista Juventude e Políticas Públicas, Brasília, v. 1, n. 1, dez. 2014. Disponível em: <http://revistasnj.ibict.br/ojs_snj/index.php/snj/article/view/RODRIGO%20DE%20ANDRADE>. Acesso em: 10 jun. 2017.

REDE ECUMÊNICA DA JUVENTUDE. Disponível em: <http://reju.org.br/>. Acesso em: 10 jun. 2015.

______. Estado laico: é a gente que faz! YouTube, 21 jan. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=lZmJFep-ytA>. Acesso em: 29 maio 2017.

______. REJU: nossas identidades e territórios. YouTube, 4 jun. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_ifLy4uMK5I>. Acesso em: 10 jun. 2017.

SILVA, Joaquim Alberto Andrade; VIEIRA, Luiz Duarte; DA SILVA, Roberta Agustinho. Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer. Somos Igreja jovem. São Paulo: FTD, 2012.

SOFIATI, Flávio Munhoz. Juventude católica: o novo discurso da teologia da libertação. São Carlos: EdUFSCar, 2012.

Downloads

Publicado

13-12-2017

Como Citar

Colet, R. de F., & Andrade, R. de. (2017). Liberdade religiosa e laicidade do Estado no debate e nas práticas da Pastoral da Juventude e da Rede Ecumênica da Juventude. Caminhos De Diálogo, 5(7), 57–62. https://doi.org/10.7213/cd.a5n7p57-62