Diversidade e Funcionalidade Ecológica da Arborização em Praças Públicas: Uma Metodologia Aplicada em Joinville, Santa Catarina, Brasil.
Resumo
Esta pesquisa investigou a diversidade taxonômica e a funcionalidade ecológica das espécies lenhosas em praças públicas de Joinville. Foram analisadas 45 praças, identificando-se 135 espécies agrupadas em 97 gêneros e 45 famílias. A caracterização ecológica utilizou-se de atributos funcionais morfoanatômicos, ecofisiológicos, fenológicos e reprodutivos e Análise de Agrupamento de Cluster para a determinação de grupos funcionais. Observou-se a predominância de espécies exóticas e a formação de 8 grupos funcionais. O estudo revela que a arborização das praças de Joinville apresenta baixa funcionalidade ecológica devido à redundância de atributos entre as espécies, o que pode ser utilizado no desenvolvimento de políticas públicas de gestão de espaços urbanos e infraestrutura verde. Esta pesquisa propõe uma metodologia baseada em atributos funcionais para avaliação da arborização urbana, aplicável a outras cidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Gestão Urbana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Todos os artigos são publicados online e em acesso aberto, sob licença Creative Commons Atribuição (by). A revista urbe permite o acesso, arquivamento e divulgação irrestritos da versão final publicada do artigo, e não autoriza o arquivamento e divulgação das demais versões anteriores à sua publicação.
