Diversidade e Funcionalidade Ecológica da Arborização em Praças Públicas: Uma Metodologia Aplicada em Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Autores/as

  • Deivid Rodrigo Corrêa Universidade da Região de Joinville
  • Joao Carlos Ferreira Melo-Júnior Universidade da Região de Joinville

Resumen

Esta pesquisa investigou a diversidade taxonômica e a funcionalidade ecológica das espécies lenhosas em praças públicas de Joinville. Foram analisadas 45 praças, identificando-se 135 espécies agrupadas em 97 gêneros e 45 famílias. A caracterização ecológica utilizou-se de atributos funcionais morfoanatômicos, ecofisiológicos, fenológicos e reprodutivos e Análise de Agrupamento de Cluster para a determinação de grupos funcionais. Observou-se a predominância de espécies exóticas e a formação de 8 grupos funcionais. O estudo revela que a arborização das praças de Joinville apresenta baixa funcionalidade ecológica devido à redundância de atributos entre as espécies, o que pode ser utilizado no desenvolvimento de políticas públicas de gestão de espaços urbanos e infraestrutura verde. Esta pesquisa propõe uma metodologia baseada em atributos funcionais para avaliação da arborização urbana, aplicável a outras cidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2025-12-23

Cómo citar

Corrêa, D. R., & Melo-Júnior, J. C. F. (2025). Diversidade e Funcionalidade Ecológica da Arborização em Praças Públicas: Uma Metodologia Aplicada em Joinville, Santa Catarina, Brasil. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 17. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/33498

Número

Sección

Artigos