Modernizações seletivas e os circuitos espaciais da economia urbana: cidades e prisões no atual período tecnológico

Auteurs

  • James Humberto Zomighani Júnior

Mots-clés :

Usos do território, Controle social, Sistema prisional, Modernizações seletivas, Meio técnico-científico informacional (MTCINF)

Résumé

No atual período técnico-científico e informacional, as relações entre o território das cidades e as prisões são bastante complexas. Elas constituem-se a partir de diferentes circuitos espaciais para além dos limites contíguos do entorno imediato das prisões. Como instrumentos de controle e punição, as prisões são hoje em dia objetos centrais em diversas práticas de uso e configuração do território das cidades. A articulação das prisões com cidades contíguas ou distantes estabelece múltiplas conexões geográficas, hoje possíveis pelas características dos atuais sistemas de transportes e comunicações. No entanto, a implantação dessas redes e dos circuitos espaciais ocorre de forma parcial, por conta de modernizações seletivas e incompletas. As prisões, ao promoverem essas modernizações seletivas no território das cidades, também participam da reprodução ampliada do capital no período contemporâneo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2017-10-30

Comment citer

Zomighani Júnior, J. H. (2017). Modernizações seletivas e os circuitos espaciais da economia urbana: cidades e prisões no atual período tecnológico. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 7(2), 211–226. Consulté à l’adresse https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/22048

Numéro

Rubrique

Seção especial