Modernizações seletivas e os circuitos espaciais da economia urbana: cidades e prisões no atual período tecnológico

Autores/as

  • James Humberto Zomighani Júnior

Palabras clave:

Usos do território, Controle social, Sistema prisional, Modernizações seletivas, Meio técnico-científico informacional (MTCINF)

Resumen

No atual período técnico-científico e informacional, as relações entre o território das cidades e as prisões são bastante complexas. Elas constituem-se a partir de diferentes circuitos espaciais para além dos limites contíguos do entorno imediato das prisões. Como instrumentos de controle e punição, as prisões são hoje em dia objetos centrais em diversas práticas de uso e configuração do território das cidades. A articulação das prisões com cidades contíguas ou distantes estabelece múltiplas conexões geográficas, hoje possíveis pelas características dos atuais sistemas de transportes e comunicações. No entanto, a implantação dessas redes e dos circuitos espaciais ocorre de forma parcial, por conta de modernizações seletivas e incompletas. As prisões, ao promoverem essas modernizações seletivas no território das cidades, também participam da reprodução ampliada do capital no período contemporâneo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-10-30

Cómo citar

Zomighani Júnior, J. H. (2017). Modernizações seletivas e os circuitos espaciais da economia urbana: cidades e prisões no atual período tecnológico. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 7(2), 211–226. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/22048

Número

Sección

Seção especial