PUBLICIDADE E IDENTIDADE NA ARQUITETURA DO ESPAÇO PÚBLICO URBANO

Autores/as

  • Maria de Lourdes Carneiro da Cunha Nóbrega Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
  • Clarissa Duarte Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Palabras clave:

Arquitetura, Morfologia, Comércio, Patrimônio

Resumen

Este artigo tem como objetivo demonstrar a relação dos elementos publicitários, como placas e letreiros, com a arquitetura da cidade, a fim de que se possa compreender a contribuição desses elementos na identidade dos sítios urbanos, em especial, os sítios históricos. Para tal, toma-se como foco de análise a Rua da Palma, situada na cidade do Recife (Pernambuco, Brasil). Para o desenvolvimento da pesquisa que fundamentou a presente análise morfológica do sítio estudado foi analisada a legislação urbana existente e realizados levantamentos fotográficos e de usos das edificações que delimitam a rua, no período compreendido entre 2006 e 2009. Estudos desenvolvidos por autores como Certau (1994), Venturi (19771) e Koolhaas (2004), dentre outros, e conceitos referentes ao marketing varejista auxiliam a conclusão desta análise do espaço urbano, que apresenta a arquitetura como um veículo publicitário, por vezes transformador da identidade do lugar. Apresenta-se então um ponto de partida de uma futura investigação sobre o papel das leis urbanísticas e do controle urbano, que atuam no planejamento e instalação dos elementos publicitários na arquitetura da cidade e contribuem na formação da paisagem urbana. Paisagem esta considerada parte integrante de uma identidade cultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria de Lourdes Carneiro da Cunha Nóbrega, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Professora da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco – MDU, Pernambuco, PE

Clarissa Duarte, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Professora da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestre em DEA - Amenagement Urbain Et Dynamique Des
Espaces, pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), França.

Publicado

2017-09-01

Cómo citar

Carneiro da Cunha Nóbrega, M. de L., & Duarte, C. (2017). PUBLICIDADE E IDENTIDADE NA ARQUITETURA DO ESPAÇO PÚBLICO URBANO. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 1(2), 223–234. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5248

Número

Sección

Artigos