PUBLICIDADE E IDENTIDADE NA ARQUITETURA DO ESPAÇO PÚBLICO URBANO
Keywords:
Arquitetura, Morfologia, Comércio, PatrimônioAbstract
Este artigo tem como objetivo demonstrar a relação dos elementos publicitários, como placas e letreiros, com a arquitetura da cidade, a fim de que se possa compreender a contribuição desses elementos na identidade dos sítios urbanos, em especial, os sítios históricos. Para tal, toma-se como foco de análise a Rua da Palma, situada na cidade do Recife (Pernambuco, Brasil). Para o desenvolvimento da pesquisa que fundamentou a presente análise morfológica do sítio estudado foi analisada a legislação urbana existente e realizados levantamentos fotográficos e de usos das edificações que delimitam a rua, no período compreendido entre 2006 e 2009. Estudos desenvolvidos por autores como Certau (1994), Venturi (19771) e Koolhaas (2004), dentre outros, e conceitos referentes ao marketing varejista auxiliam a conclusão desta análise do espaço urbano, que apresenta a arquitetura como um veículo publicitário, por vezes transformador da identidade do lugar. Apresenta-se então um ponto de partida de uma futura investigação sobre o papel das leis urbanísticas e do controle urbano, que atuam no planejamento e instalação dos elementos publicitários na arquitetura da cidade e contribuem na formação da paisagem urbana. Paisagem esta considerada parte integrante de uma identidade cultural.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-09-01
How to Cite
Carneiro da Cunha Nóbrega, M. de L., & Duarte, C. (2017). PUBLICIDADE E IDENTIDADE NA ARQUITETURA DO ESPAÇO PÚBLICO URBANO. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 1(2), 223–234. Retrieved from https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5248
Issue
Section
Articles
License
All articles are published online and in open access under Creative Commons Attribution license (by). The urbe magazine allows unrestricted access, filing and disclosure of the published final version of the article, and does not authorize the archiving and dissemination of other versions prior to its publication.