Modelo multicritério como ferramenta para definição de ações de educação ambiental na gestão sustentável de resíduos sólidos: uma aplicação em municípios do Brasil

Autores/as

Resumen

Este estudo objetivou validar um modelo para ordenar ações de Educação Ambiental (EA), com vistas ao aprimoramento da gestão de Resíduos Sólidos Domiciliares (RSD) em municípios do Brasil. Utilizou-se o Método Delphi, envolvendo 23 especialistas, na busca por obter o consenso quanto a ações de EA e subcritérios distribuídos nos critérios ambiental, social, econômico e técnico, na definição de aplicação das ações. Como resultado, cinco ações de EA e 14 subcritérios estruturaram o modelo composto pelo Analytic Hierarchy Process (AHP), para atribuição de pesos de critérios e subcritérios e o Preference Ranking Organization METHod for Enrichment Evaluation (PROMETHEE II) para ranqueamento de ações de EA. Este modelo foi testado em três amostras, e os resultados, peso e ranqueamento, refletiram as particularidades e necessidades municipais. No entanto, “Campanha regular e de longo prazo”, mostrou-se como a primeira (33%) ou segunda melhor opção (67%) a ser considerada. Quanto ao modelo, este foi avaliado pelos stakeholders como inovador, estratégico e apto a oferecer aos gestores públicos e privados, tomadores de decisão e pesquisadores, insights quanto a aplicações teóricas e práticas em prol da gestão sustentável dos RSD, preenchendo assim lacunas da literatura e demonstrando a capacidade de replicabilidade em diferentes contextos municipais brasileiros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leticia Framesche, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental.

Jeanette Beber de Souza, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Professora de Engenharia Ambiental, Doutora em Engenharia Civil pela USP.

Tatiane Bonametti Veiga, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Professora de Engenharia Ambiental, Doutora em Ciências pela USP.

Publicado

2025-07-03

Cómo citar

Framesche, L., Souza, J. B. de, & Veiga, T. B. (2025). Modelo multicritério como ferramenta para definição de ações de educação ambiental na gestão sustentável de resíduos sólidos: uma aplicação em municípios do Brasil. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 17. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/32676

Número

Sección

Artigos