Modelo multicritério como ferramenta para definição de ações de educação ambiental na gestão sustentável de resíduos sólidos: uma aplicação em municípios do Brasil
Abstract
Este estudo objetivou validar um modelo para ordenar ações de Educação Ambiental (EA), com vistas ao aprimoramento da gestão de Resíduos Sólidos Domiciliares (RSD) em municípios do Brasil. Utilizou-se o Método Delphi, envolvendo 23 especialistas, na busca por obter o consenso quanto a ações de EA e subcritérios distribuídos nos critérios ambiental, social, econômico e técnico, na definição de aplicação das ações. Como resultado, cinco ações de EA e 14 subcritérios estruturaram o modelo composto pelo Analytic Hierarchy Process (AHP), para atribuição de pesos de critérios e subcritérios e o Preference Ranking Organization METHod for Enrichment Evaluation (PROMETHEE II) para ranqueamento de ações de EA. Este modelo foi testado em três amostras, e os resultados, peso e ranqueamento, refletiram as particularidades e necessidades municipais. No entanto, “Campanha regular e de longo prazo”, mostrou-se como a primeira (33%) ou segunda melhor opção (67%) a ser considerada. Quanto ao modelo, este foi avaliado pelos stakeholders como inovador, estratégico e apto a oferecer aos gestores públicos e privados, tomadores de decisão e pesquisadores, insights quanto a aplicações teóricas e práticas em prol da gestão sustentável dos RSD, preenchendo assim lacunas da literatura e demonstrando a capacidade de replicabilidade em diferentes contextos municipais brasileiros.
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