Direito da Criança à Cidade: Reconstrução Teórica e Aplicação em Contexto Urbanos Diversificados

Autores/as

  • Daniella Ramos Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Sérgio Carvalho Benício de Mello Universidade Federal de Pernambuco
  • Antonio Fagner da Silva Bastos Universidade Federal de Pernambuco

Resumen

Conjectura-se que a maioria das crianças residirá em áreas urbanas na próxima década. Entretanto, as cidades não estão preparadas para atender às necessidades delas. Áreas urbanas estão predominantemente voltadas para o capital, priorizando o comércio e o trânsito automobilístico. Isso suscita questionamentos acerca da possibilidade do exercício pleno do direito à cidade e, consequentemente, da cidadania, mediada pela mobilidade urbana, momento em que os indivíduos interagem mais com o ambiente e estabelecem conexões interpessoais. Sob a ótica de uma epistemologia crítica, destaca-se a urgência de uma reconstrução teórica do direito à cidade, fundamentada na perspectiva da criança, por meio de um estudo de caso ampliado. Nesse contexto, analisou-se a experiência de crianças residentes na Ilha de Deus em Recife. A pesquisa revelou que a efetivação da cidadania da criança por meio do direito à cidade, considerando-se um direito passível de reivindicação, não pode ser plenamente alcançada sem o suporte jurídico estatal. O direito das crianças à cidade requer respaldo de políticas públicas voltadas para o atendimento das demandas deste grupo etário. Da mesma forma, é fundamental evidenciar a apropriação do espaço urbano de acordo com as especificidades infantis, por meio dos affordances e da mobilidade urbana voltada para este público.

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Publicado

2024-12-05

Cómo citar

Silva, D. R., Mello, S. C. B. de, & Bastos, A. F. da S. (2024). Direito da Criança à Cidade: Reconstrução Teórica e Aplicação em Contexto Urbanos Diversificados. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 16. Recuperado a partir de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/32024

Número

Sección

Artigos