PUBLICIDADE E IDENTIDADE NA ARQUITETURA DO ESPAÇO PÚBLICO URBANO

Autores

  • Maria de Lourdes Carneiro da Cunha Nóbrega Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)
  • Clarissa Duarte Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Palavras-chave:

Arquitetura, Morfologia, Comércio, Patrimônio

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar a relação dos elementos publicitários, como placas e letreiros, com a arquitetura da cidade, a fim de que se possa compreender a contribuição desses elementos na identidade dos sítios urbanos, em especial, os sítios históricos. Para tal, toma-se como foco de análise a Rua da Palma, situada na cidade do Recife (Pernambuco, Brasil). Para o desenvolvimento da pesquisa que fundamentou a presente análise morfológica do sítio estudado foi analisada a legislação urbana existente e realizados levantamentos fotográficos e de usos das edificações que delimitam a rua, no período compreendido entre 2006 e 2009. Estudos desenvolvidos por autores como Certau (1994), Venturi (19771) e Koolhaas (2004), dentre outros, e conceitos referentes ao marketing varejista auxiliam a conclusão desta análise do espaço urbano, que apresenta a arquitetura como um veículo publicitário, por vezes transformador da identidade do lugar. Apresenta-se então um ponto de partida de uma futura investigação sobre o papel das leis urbanísticas e do controle urbano, que atuam no planejamento e instalação dos elementos publicitários na arquitetura da cidade e contribuem na formação da paisagem urbana. Paisagem esta considerada parte integrante de uma identidade cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Carneiro da Cunha Nóbrega, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Professora da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco – MDU, Pernambuco, PE

Clarissa Duarte, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Professora da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Mestre em DEA - Amenagement Urbain Et Dynamique Des
Espaces, pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), França.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Carneiro da Cunha Nóbrega, M. de L., & Duarte, C. (2017). PUBLICIDADE E IDENTIDADE NA ARQUITETURA DO ESPAÇO PÚBLICO URBANO. Revista Brasileira De Gestão Urbana, 1(2), 223–234. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/Urbe/article/view/5248

Edição

Seção

Artigos