Estrutura e posicionamento estratégico da indústria de vinhos de mesa do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.06.002.AO04Palavras-chave:
Competitividade, Estratégia, Posicionamento, Indústria vinícola, Vinhos de mesa.Resumo
Este estudo tem o objetivo de descrever e analisar a estrutura e os posicionamentos estratégicos no segmento de vinhos de mesa da indústria vinícola do estado do Rio Grande do Sul {RS). Por meio da análise de dados secundários e do método de estudo de casos múltiplos, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas em oito vinícolas. Os resultados mostram que o segmento de vinhos de mesa no Brasil representa cerca de 70% do total de vinhos comercializados em 2007. O Rio Grande do Sul se destaca como o principal estado vitivinicultor, e o setor constitui um importante polo de desenvolvimento econômico, sendo responsável por cerca de 60% da área plantada com videiras, 50% da produção de uvas e mais de 90% da produção vinícola nacional. Identificou-se, nesse segmento, forte concorrência, decorrente da baixa diferenciação dos produtos, baixas barreiras à entrada, forte poder de negociação dos clientes, especialmente dos supermercados, e a significativa ameaça dos importados. Optou-se por analisar o processo competitivo com base em grupos estratégicos: o Grupo 1, com vendas predominantemente a granel; o Grupo 2, com vendas predominantemente do produto engarrafado; e o Grupo 3, com vendas do vinho tanto a granel quanto engarrafado. A compreensão desse segmento da indústria vinícola possibilitou descrever as suas principais características e o posicionamento estratégico das empresas presentes nesse mercado.
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