Importância da mensuração de desempenho industrial na indústria: um estudo de caso

Autores

  • Teonas Bartz
  • Julio Cezar Mairesse Siluk
  • Luís Eduardo Barth

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v4i1.13634

Palavras-chave:

Gestão estratégica. Indicadores de desempenho. Melhoria de processos. Competitividade.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso realizado nos setores produtivos de uma indústria de manufatura de plásticos. O problema encontrado era que a empresa controlava apenas indicadores financeiros do negócio, sendo que não haviam indicadores de desempenho para o setor produtivo. Em decorrência de desconhecer seus índices de desempenho, a empresa não avaliava a causa de problemas comuns e especiais, o que estava aumentando os custos industriais e reduzindo a margem operacional. O principal objetivo deste artigo foi desenvolver um método simples de controle de indicadores, os quais auxiliem a tomada de decisão no setor produtivo. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa aplicada, de natureza quantitativa, descritiva, desenvolvida por um estudo de caso. Com o conhecimento teórico de alguns modelos de medição de desempenho e do processo, foram quantificadas as principais causas de problemas. Em seguida, foram criados indicadores de desempenho para cada setor e globais, de acordo com as necessidades da empresa. Esses indicadores de desempenho tratam os índices de materiais sucateados, de devoluções internas e externas e de tempo de máquinas paradas. Após um período inicial de coleta de dados, em fontes bibliográficas e de análise documental, se observou que os índices estão, em sua maioria, fora de controle. Isso demonstra a importância de haver controles e metas para os elementos-chave da operação de qualquer organização. Como resultados desta pesquisa, apresentam-se as telas de controle de indicadores geradas por meio de planilhas eletrônicas, onde os gestores visualizam a situação de seus indicadores em comparação com as metas propostas. Conclui-se que a elaboração deste controle tornará mais rápida a tomada de ações da empresa frente a problemas potenciais, tornando a empresa mais ágil e competitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BROWN, M. G. Winning score: how to design and implemente winning scorecards. Portland: Productivity Press, 2000.

CHANG, R. Y.; MORGAN, M. W. Performance scorecards: measuring the right things in the real world. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

CORRÊA, H. L.; HOURNEAUX JUNIOR, F. Sistemas de mensuração e avaliação de desempenho organizacional: estudo de casos no setor químico no Brasil. Contabilidade e Finanças, v. 19, n. 48, p. 50-64, 2008.

CRUZ, S. M. S. et al. Monitoring bioinformatics web services requests and responses through a log based architecture. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE, 32., 2005, Campo Grande. Anais... Campo Grande: SEMISH, 2005.

DAVIS, M. M.; AQUILANO, N. J.; CHASE, R. B. Fundamentos da administração da produção. Porto Alegre: Bookman, 2001.

FERREIRA, A. A.; PEREIRA, M. I.; REIS, A. C. F. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias: evolução e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Cengage Learning, 2006.

GEORGE, S. O sistema Baldrige da qualidade. São Paulo: Makron Books, 1993.

HARRINGTON, H. J. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Makron Books, 1993.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas estratégicos: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

LATORRE, V.; ROBERTS, M.; RILEY, M. J. Development of a systems dynamics framework for KPIs to assist Project managers’ decision making processes. Revista de la Construcción, v. 9, n. 1, p. 39-49, 2010.

LOZECKY, J. Mensuração do resultado. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 1, n. 1, p. 97-114, 2004.

NATIONAL INSTITUTE OF STANDARDS AND TECHNOLOGY –NIST. 2011 - 2012 Criteria for performance excellence. Gaitersburg: National Institute of Standards and Technology, 2011.

NEELY, A.; ADAMS, C.; KENNERLEY, M. The performance prism: the scorecard for measuring and managing business success. London: Prentice Hall, 2002.

OLIVEIRA, K. F. de et al. Processo de medição de desempenho em micro e pequenas empresas de um arranjo produtivo local. INGEPRO Inovação, Gestão e Produção, v. 2, n. 11, p. 48-59, 2010.

RENTES, A. F. TransMeth: proposta de uma metodologia para condução de processos de transformação de empresas. 2000. 229 f. Tese. (Doutorado em Engenharia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

Downloads

Publicado

2011-07-19

Como Citar

Bartz, T., Siluk, J. C. M., & Barth, L. E. (2011). Importância da mensuração de desempenho industrial na indústria: um estudo de caso. REBRAE, 4(1), 91–104. https://doi.org/10.7213/rebrae.v4i1.13634

Edição

Seção

Articles