Estratégias de internacionalização: estudos de caso de empresas catarinenses
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i1.13523Palavras-chave:
Estratégias. Internacionalização. Empresas. Santa Catarina.Resumo
A internacionalização de empresas é um fenômeno recente no Brasil. As empresas brasileiras ainda estão aprendendo o caminho para a conquista de mercados externos. O sucesso nos mercados internacionais depende, dentre outros fatores, de estratégias que direcionem os esforços organizacionais para a conquista de vantagens competitivas nesses novos ambientes competitivos. Este estudo se fundamenta nas abordagens teóricas de Johanson e Vahlne (1977) e Hilal e Hemais (2003) quanto ao incrementalismo estratégico, na importância da utilização de intermediários no processo de internacionalização (KANTER; DRETLER, 1998), na adaptação estratégica a diferentes mercados e no processo de aprendizagem organizacional a que se referem Parker (1999) e Child (2003). O objetivo deste trabalho é examinar as principais estratégias de internacionalização de quatro das principais empresas exportadoras da região da Grande Florianópolis. Trata-se de estudo multicaso, de natureza qualitativa, em que foram entrevistados os gestores das empresas pesquisadas. A análise revelou que as empresas estudadas, inicialmente bem-sucedidas no mercado interno, implementaram, a partir de oportunidades identificadas no mercado externo, ações estratégicas específicas, adaptando-se às características do mercado internacional. A principal conclusão é a de que as empresas utilizaram estratégias adaptativas e de exportação direta, tendo o processo de internacionalização gerado um aprendizado organizacional que lhes tem permitido se manterem competitivas no mercado internacional.
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