Estratégias de internacionalização: estudos de caso de empresas catarinenses

Autores/as

  • Bernardo Meyer
  • Victor Meyer
  • Joelma Martins Matos

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i1.13523

Palabras clave:

Estratégias. Internacionalização. Empresas. Santa Catarina.

Resumen

A internacionalização de empresas é um fenômeno recente no Brasil. As empresas brasileiras ainda estão aprendendo o caminho para a conquista de mercados externos. O sucesso nos mercados internacionais depende, dentre outros fatores, de estratégias que direcionem os esforços organizacionais para a conquista de vantagens competitivas nesses novos ambientes competitivos. Este estudo se fundamenta nas abordagens teóricas de Johanson e Vahlne (1977) e Hilal e Hemais (2003) quanto ao incrementalismo estratégico, na importância da utilização de intermediários no processo de internacionalização (KANTER; DRETLER, 1998), na adaptação estratégica a diferentes mercados e no processo de aprendizagem organizacional a que se referem Parker (1999) e Child (2003). O objetivo deste trabalho é examinar as principais estratégias de internacionalização de quatro das principais empresas exportadoras da região da Grande Florianópolis. Trata-se de estudo multicaso, de natureza qualitativa, em que foram entrevistados os gestores das empresas pesquisadas. A análise revelou que as empresas estudadas, inicialmente bem-sucedidas no mercado interno, implementaram, a partir de oportunidades identificadas no mercado externo, ações estratégicas específicas, adaptando-se às características do mercado internacional. A principal conclusão é a de que as empresas utilizaram estratégias adaptativas e de exportação direta, tendo o processo de internacionalização gerado um aprendizado organizacional que lhes tem permitido se manterem competitivas no mercado internacional. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, M. I. R.; OLIVA, F. L.; RAMOS, H. R. As estratégias das pequenas empresas diante dos desafios da globalização. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ESTRATÉGIA, 18. 2005, Santa Cruz de la Sierra. Anais... Santa Cruz de la Sierra, 2005. p. 16-29.

AULAKH, P. S.; KOTABE, M.; TEEGEN, H. Export strategies and performance of firms from emerging economies: evidence from Brazil, Chile and Mexico. The Academy of Management Journal, v. 43, n. 6, p. 342-361, 2000.

BARNEY, J. B. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991.

BUCKLEY, P. J.; GHAURI, P. N. Globalisation, economic geography and the strategy of multinational enterprises. Journal of International Business Studies, v. 35, n. 2, p. 81-98, 2004.

CHILD, J. Organizational learning. In: FAULKNER, D. O.; CAMPBELL, A. The Oxford handbook of strategy. 2nd ed. New York: Oxford University Press, 2003.

COSTA, T. Dígitro quer conquistar a América. Gazeta Mercantil, p. 18, abril 2006.

DABBAH, S. A solução para sua empresa: exportação. 2. ed. São Paulo: Érica, 1998.

DROGENDIJK, R.; SLANGEN, A. Hofstede, Schwartz, or managerial perceptions? The effects of different cultural distances measures on establishment mode choices by multinational enterprises. International Business Review, v. 15, n. 4, p. 361-380, 2006.

EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. The Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989.

FAULKNER, D. International strategy. In: FAULKNER, D. O.; CAMPBELL, A. The Oxford handbook of strategy. 2nd ed. New York: Oxford University Press, 2003.

GHEMAWAT, P. Redefinindo estratégia global: cruzando fronteiras em um mundo de diferenças que ainda importam. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

HILAL, A.; HEMAIS, C. A. O processo de internacionalização na ótica da Escola Nórdica: evidências empíricas em empresas brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. 1, p. 109-124, 2003.

JOHANSON, J.; VAHLNE, J. E. The internationalization process of the firm: a model of knowledge development and increasing foreign market commitments. Journal of International Business Studies, v. 8, n. 1, p. 23-32, 1977.

KANTER, R. M.; DRETLER, T. D. Global strategy and its impact on local operations: lessons from Gillette Singapore. Academy of Management Executive, v. 12, n. 4, p. 60-68, 1998.

KEEGAN, W. J.; GREEN, M. C. Princípios de marketing global. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

KOGUT, B. International management and strategy. In: PETTIGREW, A.; THOMAS, H.; WHITTINGTON, R. Handbook of strategy and management. 2nd ed. London: Sage, 2002.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 2. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1998.

KUAZAQUI, E. Marketing internacional: como conquistar negócios em mercados internacionais. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1999.

LEVITT, T. The globalization of markets. Harvard Business Review, v. 61, p. 92-102, 1983.

MEYER, B. Morales e o Brasil. Diário Catarinense, Florianópolis, 2006.

MINTZBERG, H.; WATERS, J. A. Of strategies deliberate and emergent. Strategic Management Journal, v. 6, n. 3, p. 257-272, 1985.

OHMAE, K. The borderless world: power and strategy in the interlinked economy. 2nd ed. New York: HarperCollins,1999.

PARKER, B. Evolução e revolução: da internacionalização à globalização. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R. Handbook de estudos organizacionais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

REMENYI, D. et al. Doing research in business and management: an introduction to process and method. 2nd ed. London: Sage, 2002.

ROWLEY, C.; BENSON, J. Convergence and divergence in Asian human resource management. California

Management Review, v. 44, n. 2, p. 90-109, 2002.

VAZQUEZ, J. L. Comércio exterior brasileiro. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Descargas

Publicado

2010-07-18

Cómo citar

Meyer, B., Meyer, V., & Matos, J. M. (2010). Estratégias de internacionalização: estudos de caso de empresas catarinenses. REBRAE, 3(1), 17–29. https://doi.org/10.7213/rebrae.v3i1.13523

Número

Sección

Articles