INOVAÇÃO E IMITAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: estratégias empresariais a partir da regulamentação dos medicamentos genéricos
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i1.13328Palavras-chave:
Estratégia empresarial, Inovação, Indústria farmacêutica, Medicamentos genéricos.Resumo
Na indústria farmacêutica, os medicamentos genéricos surgiram como instrumento para propiciar maior competição, reduzindo as imperfeições de mercado inerentes às características e dinâmica daquela indústria. Desenhados para competir fundamentalmente por preço, através da garantia de intercambialidade destes produtos com os medicamentos de referência nos quais se baseiam, constituem um incentivo a um modelo de negócios baseado em eficiência operacional, em imitação e não em inovação. Paradoxalmente, à primeira vista, empresas que se desenvolveram como fabricantes de genéricos começaram a investir em pesquisa e desenvolvimento, e empresas baseadas em inovação estabeleceram operações para fabricação e/ou comercialização de genéricos. Neste trabalho pretende-se contextualizar este cenário, compreender a dinâmica de competição envolvida, e tecer breves considerações sobre as estratégias empresariais adotadas à luz de modelos teóricos sobre estratégia empresarial e sobre inovação.
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