INOVAÇÃO E IMITAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: estratégias empresariais a partir da regulamentação dos medicamentos genéricos

Autores/as

  • Marco Aurélio Lima de Queiroz
  • Flávio Carvalho de Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i1.13328

Palabras clave:

Estratégia empresarial, Inovação, Indústria farmacêutica, Medicamentos genéricos.

Resumen

Na indústria farmacêutica, os medicamentos genéricos surgiram como instrumento para propiciar maior competição, reduzindo as imperfeições de mercado inerentes às características e dinâmica daquela indústria. Desenhados para competir fundamentalmente por preço, através da garantia de intercambialidade destes produtos com os medicamentos de referência nos quais se baseiam, constituem um incentivo a um modelo de negócios baseado em eficiência operacional, em imitação e não em inovação. Paradoxalmente, à primeira vista, empresas que se desenvolveram como fabricantes de genéricos começaram a investir em pesquisa e desenvolvimento, e empresas baseadas em inovação estabeleceram operações para fabricação e/ou comercialização de genéricos. Neste trabalho pretende-se contextualizar este cenário, compreender a dinâmica de competição envolvida, e tecer breves considerações sobre as estratégias empresariais adotadas à luz de modelos teóricos sobre estratégia empresarial e sobre inovação.

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Publicado

2008-07-18

Cómo citar

de Queiroz, M. A. L., & de Vasconcelos, F. C. (2008). INOVAÇÃO E IMITAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: estratégias empresariais a partir da regulamentação dos medicamentos genéricos. REBRAE, 1(1), 107–118. https://doi.org/10.7213/rebrae.v1i1.13328

Número

Sección

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