O significado de cores e iluminação em uma atmosfera de serviços gastronômicos

Autores/as

  • Edvan Cruz Aguiar
  • Salomão Alencar de Farias
  • Francisco Vicente Sales Melo

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.06.003.AO06

Palabras clave:

Atmosfera de loja, Serviços centrados na experiência, Consumo experiencial, Significado, Fenomenologia.

Resumen

Desde a sistematização do construto atmosfera de loja, estudos acadêmicos evidenciam a questão do ambiente de varejo e sua relação com o comportamento do consumidor, indicando que estímulos ambientais exercem influências emocionais e sensoriais. Em face disso, outras variáveis vêm sendo agregadas a fim de melhor compreender o poder da estimulação sensorial, como a experiência de consumo. Esta pesquisa buscou identificar os significados atribuídos pelos consumidores aos estímulos sensoriais visuais dispostos em uma atmosfera de serviços centrados na experiência gastronômica. Assumindo natureza qualitativa, utilizou-se o método de estudo de caso com inspiração fenomenológica. A partir da identificação dos significados “bem-estar”, “retrô”, “tranquilidade”, “conforto”, “agradável”, “convidativo para a conversa”, “relaxante”, “descontraído”, “animado”, “alegre”, “vivo” e “diferenciado”, verificou-se um alinhamento deles com a proposta de experiência ofertada pela organização de serviços investigada. Assim, o trabalho tanto contribui para a compreensão estratégica da influência da estimulação sensorial visual no comportamento do consumidor quanto traz uma perspectiva alternativa para a investigação do fenômeno experiência de consumo. 

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Citas

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Publicado

2013-07-27

Cómo citar

Cruz Aguiar, E., Alencar de Farias, S., & Sales Melo, F. V. (2013). O significado de cores e iluminação em uma atmosfera de serviços gastronômicos. REBRAE, 6(3), 291–303. https://doi.org/10.7213/rebrae.06.003.AO06

Número

Sección

Articles