O exercício da cidadania corporativa contribuindo para a transformação da realidade social da comunidade Serviluz
DOI:
https://doi.org/10.7213/rebrae.06.002.AO05Palabras clave:
Responsabilidade social corporativa, Estratégia, Cidadania corporativa, Stakeholders.Resumen
O artigo avalia o estágio de cidadania corporativa alcançado na Petrobras/Lubnor por meio do projeto de apoio à formação da cooperativa de Arte e Costura na comunidade Serviluz, em Fortaleza {CE). A definição desse estágio tomou por base o modelo de evolução da cidadania corporativa, desenvolvido por Mirvis e Googins (2006), com informações coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas com a gestora do projeto na Petrobras/Lubnor e com a presidente e as integrantes da cooperativa. A pesquisa avaliou o conceito de cidadania e a estratégia ado- tada pela Petrobras/Lubnor, o posicionamento estratégico, as atitudes e a liderança da alta direção em relação ao projeto, além do relacionamento e da transparência com a comunidade. Os resultados indicam que a empresa foi capaz de transformar a realidade social de integrantes da comunidade Serviluz com foco na geração de renda e no resgate da cidadania. A pesquisa mostra que a parceria entre uma empresa socialmente responsável e a co- munidade gera valor compartilhado.
Descargas
Citas
ABREU, M. C. S. How to define an environmental policy to improve corporate sustainability in developing countries. Business Strategy and the Environment, n. 18, p. 542- 556, 2009.
BARON, D. Private politics, corporate social responsibility and integrated strategy. Journal of Economics and Management Strategy, v. 10, n. 1, p. 7-45, 2001.
BASU, K.; PALAZZO, G. Corporate social responsibility: a process model of sensemaking. Academy of Management Review, v. 33, n. 1, p. 122-136, 2008.
BLOWFIELD, M.; FRYNAS, J. G. Setting news agendas: critical perspectives on corporate social responsibility in the developing world. International Affairs, v. 8, n. 3, p. 499-513, 2005.
CARROLL, A. B.; SHABANA, K. M. The business base for corporate social responsibility: a review of concepts, research and practice. International Journal of Management Reviews, p. 85-105, 2010.
CRANE, A.; MATTEN, D.; MOON, J. Stakeholders as citizens? Rethinking rights, participation, and democracy. Journal of Business Ethics, v. 53, n. 1-2, p. 107-122, 2004.
GARDBERG, N. A.; FOMBRUN, C. J. Corporate citizenship: creating intangible assets across institutional. Academy of Management Review, v. 31, n. 2, p. 329-346, 2006.
GONZÁLEZ-BENITO, J.; GONZÁLEZ-BENITO, O. A study of determinant factors of stakeholder environmental pressure perceived by industrial companies. Business Strategy and the Environment, v. 19, n. 3, Mar. 2008.
HUSTED, B. W.; ALLEN, D. B. Corporate social strategy: stakeholder engagement and competitive advantage. Cambridge: Cambridge University Press, 2011.
LAM, M. L-L. Beyond credibility of doing business in China: strategies for improving corporate citizenship of foreign multinational enterprises in China. Journal of Business Ethics, v. 87, p. 137-146, 2009.
LEE, M-D. P. A review of the theories of corporate social responsibility: its evolutionary path and the road ahead. International Journal of Management Reviews, v. 10, n. 1, p. 53-73, 2008.
LOGSDON, J. M.; WOOD, D. J. Business citizenship: from domestic to global level of analysis. Business Ethics Quarterly, v. 12, n. 2, p. 155-187, 2002.
MAON, F.; LINDGREEN, A.; SWAEN, V. Organizational stages and cultural phases: a critical review and a consolidative model of corporate social responsibility development. International Journal of Management Reviews, v. 12, n. 1, p. 20-38, 2010.
MATTEN, D.; CRANE, A. Corporate citizenship: toward an extended theoretical conceptualization. Academy of Management Review, v. 30, n. 1, p. 166-179, 2005.
MIRVIS, P.; GOOGINS, B. Stages of corporate citizenship. California Management Review, v. 48, n. 2, p. 104-126, 2006.
PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. Strategy and society: the link between competitive advantage and corporate social responsibility. Harvard Business Review, p. 78-92, Dec., 2006.
PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. The big idea: creating shared value. Harvard Business Review, p. 1-17, Jan./Feb. 2011.
ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SCHERER, A. G.; PALAZZO, G. The new political role of business in a globalized world: a review of a new perspective on CSR and its implications for the firm, governance and democracy. Journal of Management Studies, v. 48, n. 4, p. 899-931, 2011.
SUNDARAM, A. K; INKPEN, A. C. The corporate objective re- visited. Organization Science, v. 15, n. 3, p. 350-363, 2004.
VAN OOSTERHOUT, J. H. Corporate citizenship: an idea whose time has not yet come. Academy of Management Review, v. 30, n. 4, p. 677-684, 2005.
YIN, R. K. Estudo de caso. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.