Inovação e administração estratégica para os novos cenários competitivos do século XXI

Autores/as

  • Claudia Mara Vicentine

DOI:

https://doi.org/10.7213/rebrae.v2i3.13463

Palabras clave:

Inovação. Estratégia. Cenários. Mudança. Cirque du Soleil

Resumen

Este estudo aborda uma análise contextual e estratégica do tema “inovação”, tendo como objetivo despertar essa temática pouco explorada, sobretudo perante as instituições de ensino superior, o que é essencial, pois os formandos de hoje serão os gestores, colaboradores e empresários de amanhã e, sem dúvida, deverão superar muitas adversidades ambientais, que dificultarão o cumprimento dos objetivos organizacionais, além da necessidade de uma formação profissional mais completa para que, com a sua colaboração em termos macro, possam efetivamente atuar como elementos atuantes do desenvolvimento socioeconômico do país perante os atuais cenários estratégicos. Foi utilizada como método a pesquisa descritiva, com este artigo abordando o conceito de inovação, os seus mandamentos, as três formas de se realizar a mudança nas organizações, o processo de criação das organizações e o case do Cirque du Soleil, com isso abordou-se mais o aspecto da inovação em produtos, mas há de se estudar e analisar futuramente a questão da inovação por processos e a por serviços.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

DOSI, G. The nature of the innovative process. Brighton: DRC Discussion Paper SPRU; University of Sussex, 1988.

DRUCKER, P. F. As novas realidades: no governo e na política, na economia e nas empresas, na sociedade e na visão do mundo. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1989.

CIRQUE du Soleil. Fonte: <http://www.cirquedusoleil.com/en/welcome.aspx>. Acesso em: 29 jul. 2010.

GIBSON, R.; SKARZYNSKI, P. Inovação: o caminho para transformações nas organizações. 2. ed. São Paulo: Campus, 2008.

GOVINDARAJAN, V.; TRIMBLE, C. Os 10 mandamentos da inovação estratégica: do conceito à implementação. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

GUNDLING, E. F. The 3M way to innovation: balancing people and profi t. 2nd ed. New York: Vintage Books, 1999.

HAMEL, G. Liderando a revolução. Entrevista concedida para Eduardo Ferraz. Exame, n. 737, p. 88-98, 2001.

HAMEL, C.; PRAHALAD, C. D. Competindo pelo futuro. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

INNOVATION – Team lifting light bulb. Disponível em: <http://www.dreamstime.com/stock-photographyinnovation-team-lifting-light-bulb-image13678892>. Acesso em: 29 jul. 2010.

JONASH, R. S.; SOMMERLATTE, T. O valor da inovação: como as empresas mais avançadas atingem alto desempenho e lucratividade. (The innovation premium). 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

KELLEY, T. The art of innovation. 2nd ed. New York: Curreney Book, 2000.

LIPPI, R.; SIMANTOB, M. Guia valor econômico de inovação nas empresas. São Paulo: Globo, 2003.

MINTZBERG, H. et al. Safári de estratégias: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.

NOVO Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo, 2009.

OLIVEIRA, D. de P. R. de. Estratégia empresarial: uma abordagem empreendedora. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1988.

PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, Boston, v. 68, p. 79-91, 1990.

SCANDURA, T. A.; WILLIAMS, E. A. Research methodology in management: current practices, trends, and implications for future research. Academy of Management Journal, New York, v. 40, n. 4, p. 48-55, 2000.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

SPECTATORS on representation of Cirque du Soleil. Disponível em: <http://www.dreamstime.com/stockimages-pectators-on-representation-of-cirque-du-soleilimage13021074>. Acesso em: 26 jul. 2010.

VICO MAÑAS, A. Gestão da tecnologia e inovação. São Paulo: Érica, 1993.

Descargas

Publicado

2009-07-18

Cómo citar

Vicentine, C. M. (2009). Inovação e administração estratégica para os novos cenários competitivos do século XXI. REBRAE, 2(3), 225–232. https://doi.org/10.7213/rebrae.v2i3.13463

Número

Sección

Articles