“Experiência de amor e ódio”: significados da formação interdisciplinar em saúde para estudantes de Psicologia

Autores

  • Roberval Passos de Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Fabíola Marinho Costa
  • Maeli Sales Santana
  • Fabiana Aparecida Araujo Silva
  • Ana Karolline Oliveira Caldas

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.121.AO07

Resumo

No cenário de recentes mudanças na formação em saúde, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia adotou o regime de ciclos na formação em Psicologia, com o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) enquanto primeiro ciclo. O presente estudo objetivou compreender os significados construídos por estudantes de Psicologia acerca da formação interdisciplinar em saúde. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas com 48 estudantes. Os discursos foram analisados mediante proposta hermenêutica de leitura etnocrítica. Observou-se que as primeiras impressões foram se modificando à medida que as estudantes conheceram a proposta e construíram sentidos para as atividades formativas do BIS. Diversas contribuições dessa formação foram relatadas, como: vivências reflexivas; contato com diferentes realidades sociais; produção de diálogos interdisciplinares. Entende-se ser possível afirmar que esse modelo formativo tem fomentado uma Psicologia de posturas implicadas, fortalecendo a integração ensino-serviço-comunidade, e contribuindo na desconstrução de definições fechadas sobre o agir psicológico.

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Publicado

2025-05-12

Como Citar

Passos de Oliveira, R., Marinho Costa, F., Sales Santana, M., Araujo Silva, F. A., & Oliveira Caldas, A. K. (2025). “Experiência de amor e ódio”: significados da formação interdisciplinar em saúde para estudantes de Psicologia. Psicologia Argumento, 43(121). https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.121.AO07