Pesquisa participativa baseada na comunidade: desvendando a construção do Comitê de Assessoria Comunitária para a proteção ao abuso de drogas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.121.AO06

Resumo

É importante mobilizar diversas instituições formais e informais para formular ações voltadas para os problemas decorrentes do abuso e dependência de drogas sob perspectiva da construção de redes.  Logo, a aliança entre uma Instituição de Ensino Superior (IES) e a comunidade é imprescindível para construir o conhecimento científico com base nas vivências de todos. Objetivou-se descrever o processo de construção do Comitê de Assessoria Comunitária para a formulação de estratégias de formação de redes na proteção ao uso abusivo de drogas. Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade realizada com 23 pessoas de um bairro da região metropolitana de Goiânia, Brasil. Para a construção dos dados foram implementadas três reuniões registradas em formato de áudio, fotos e anotações em diário de campo e foi utilizado observação participante e formulário de autopreenchimento. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática, com auxílio do software QSR Nvivo. emergiu a categoria temática “Formação do Comitê de Assessoria Comunitária” que desvenda a dinâmica da formação natural de um grupo. O estudo possibilitou compreender o movimento do próprio grupo para a construção do Comitê de Assessoria Comunitária (CAC), em que as sugestões e demandas de seus integrantes foram acolhidas no decorrer do processo investigativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doutora Paula, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Enfermeira graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Mestre em Atenção a Saúde pela PUC -Goiás, Doutora em Enfermagem pela UFG-GO com estagio sanduíche na University of Florida (USA). Possui Especialização em Saúde Mental e Dependência Química, em Saúde Mental Infanto Juvenil, em Enfermagem do Trabalho, e em andamento Especialização em Dinâmica de Grupos e Coordenação de Equipes. Atualmente é Professora Assistente I da Escola de Ciências Sociais e da Saúde da PUC-GO, Coordenadora do programa de Pós- Graduação Lato Sensu do Instituto CEAPG- Faculdade Delta. Já foi Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Aparecida de Goiânia, e do Centro Regional de Referência em Álcool e outras Drogas (CRR-SENAD). É Membro efetivo do coletivo Intercambiantes Brasil representando a região centro-oeste e Membro da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre drogas. (ABRAMD). Faz parte da Rede colaborativa de Estudos e pesquisas em CBPR/USP/UNIFESP. É Pesquisadora, membro do grupo de estudos qualitativos em saúde e enfermagem NEQUASE, e líder do Grupo de pesquisa e estudos em Saúde Mental -MENTALIZE PUC GOIÁS.

doutora camila, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Enfermagem (2001) pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP; Especialização em Saúde da Família (2004) pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP; Especialização em Saúde Mental pela Faculdade de Enfermagem da UFG (2011); Mestrado em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas - DEPCH); Doutorado em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas - DEPCH); Professora orientadora de Iniciação Científica (FEN/UFG); Professora Credenciada do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFG (mestrado e doutorado) e Professora Credenciada no Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UFG; Líder do Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPQ REFLETIR PARA CUIDAR: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental; Membro do capítulo Brasil The International Nurses Society on Addictions (IntNSA); Ex-Diretora da Atenção Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFG. Atualmente Diretora da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Doutora Eroy, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Ciências (Psicobiologia) pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP), na área de Medicina e Sociologia do Abuso de Drogas; Especialista em Psicologia Social pelo Instituto Sedes Sapientiae; Especialista em Terapia Familiar e de Casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e Graduada em Psicologia pela Organização Paulista de Educação e Cultura da Faculdade Paulistana. É Psicóloga contratada pela Associação Fundo de Pesquisa (AFIP); Coordenadora da Clínica Escola da Unidade de Dependência de Drogas (UDED) do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP; Coordenadora Pedagógica do curso de Especialização em Intervenções Comunitárias e Empoderamento Psicossocial com ênfase no Uso de Substâncias Psicoativas da UNIFESP; Consultora da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD); Supervisora de equipes e profissionais de assistência social e de saúde que atuam em contextos de alta vulnerabilidade social e com populações em uso de álcool, crack e outras drogas; Coordenadora de projetos locais, regionais e nacionais de educação, prevenção, redução de danos e promoção de saúde em diversos contextos; e membra associada e efetiva da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD), da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), da Rede Brasileira de Ciência e Educação sobre Álcool e outras Drogas (REEDUCA-AD) e do Coletivo Intercambiantes Brasil. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Medicina, com ênfase em Psiquiatria e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: dependência de álcool e outras drogas, relações familiares e abordagens comunitárias. Desenvolve pesquisas e intervenções voltadas principalmente a populações vulneradas e com necessidades relacionadas ao uso de substâncias. É autora de inúmeros livros nacionais e internacionais, artigos, capítulos de livros e materiais didáticos e técnico-científicos na área de álcool e outras drogas, incluindo as seguintes obras: DRUGS AND HUMAN BEHAVIOR: BIOPSYCHOSOCIAL ASPECTS OF PSYCHOTROPIC SUBSTANCES USE (Editora Springer Nature); ASPECTOS COMPORTAMENTAIS, NEUROBIOLÓGICOS E PSICOSSOCIAIS DO USO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS (Editora CRV); ADOLESCÊNCIA, USO E ABUSO DE DROGAS (Editora UNIFESP); DIÁLOGOS COM ADOLESCENTES, FAMILIARES E CASAIS SOBRE O USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS (Editora Casa do Psicólogo); NEUROCIÊNCIAS DO ABUSO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: O QUE SABEMOS? (Editora Atheneu); DRUG USE IN ADOLESCENCE: NEUROBIOLOGICAL, COGNITIVE AND PSYCHOLOGICAL ISSUES (Editora Springer Nature); PSYCHOLOGY OF SUBSTANCE ABUSE (Editora Springer Nature); e PSICOTERAPIAS E ABUSO DE DROGAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS (Editora CRV).

Doutora Vanessa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1996), Mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ USP (2001) e doutorado em Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ USP (2006). Assistant Professor na School of Nursing da University of British Columbia (2016-2017), com fomento da CAPES por meio do Programa Estágio Sênior no Exterior. Professora Adjunto I da Escola de Ciencias Sociais e da Saude, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Atenção à Saúde. Líder do Grupo de Investigação em Promoção da Saúde e integralidade do cuidado certificado pelo CNPq. Member Scholar do International Institute for Qualitative Methodology da Universidade de Alberta. Membro associado da Mixed Methods International Research Association (MMIRA). Desenvolve pesquisas nas seguintes linhas de pesquisa Promoção da Saúde e Teorias Métodos e Processos de Cuidar em Saúde. Desenvolve pesquisas na área de gerenciamento do cuidado no enfrentamento de condições crônica com ênfase no cuidado transicional, segurança e qualidade da atenção à saúde. Membro da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (REBRALS).

Doutora Fernanda, Universidade Federal de Goiás

Casada com o Paixão (2008), Mãe do Ricardo (2012) e da Sofia (2015). Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005), Especialização em Consultoria e Gestão de Grupos pela PUC/SOBRAP (2006), Especialização em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela UFF (2015), Especialização em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS (2016), Especialização em Saúde Mental e Dependência Química pela Delta (2016). Mestrado (2009) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2020). Atualmente é professora do Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG. Docente do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva e do Programa de Atenção e Avaliação de Serviços de Saúde. Líder do Grupo INTEGRUS - Grupo de Investigação, Intervenção e Estudo em Tecnologia Grupal na Saúde. Membro do Grupo de Estudos Qualitativos em Saúde e Enfermagem - NEQUASE. Membro da Associação Brasileira de Saúde Mental. Membro do Coletivo Intercambiantes Brasil. 

Doutor Johnatan, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2024) na linha de pesquisa Gestão em saúde e em enfermagem com o tema de cuidado centrado na pessoa em Centros de Atenção Psicossocial. Graduado (Bacharelado e Licenciatura) (2017) e Mestre em enfermagem pela UFG trabalhando com a temática de tecnologia grupal, fatores terapêuticos e saúde mental (2020). Terapeuta social - especialista em Dinâmica de Grupo e Gestão de Equipes (Faculdade Delta, Goiânia-GO, 2019); Saúde Mental e Enfermagem Psiquiátrica (Faculdade UniBF, Paraíso do Norte-PR, 2020); Práticas Pedagógicas (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) (2021); Pós-graduando em Enfermagem em Saúde Mental e Planejamento e Gestão em Saúde (DNA pós-graduação, 2024). Professor convidado nos cursos de enfermagem das seguintes instituições: UFG na disciplina de saúde mental e enfermagem psiquiátrica e supervisor de aulas práticas no Programa Saudavelmente da UFG e CAPS Casa (2018); Faculdade Sul-Americana (FASAM) nas disciplinas de gestão em saúde e educação em saúde (2019); Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps) na disciplina de didática (2019); e Universidade de Brasília (UNB) na disciplina de vivências integradoras (2021 e 2023). Parecerista de artigos nos periódicos: Revista NUFEN (Phenomenology and interdisciplinarity) da Universidade Federal do Pará; Psicologia: Teoria e Pesquisa da Universidade de Brasília (UNB); Perspectivas em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Revista Desafios da Universidade Federal de Tocantins (UFT); REVASF - Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; Pisocologia em Estudo da Universidade Estadual de Maringá; Revista Enfermagem em Foco - COFEN DF; Revista Saúde e Pesquisa; ELO- Diálogos em extensão - Universidade Federal de Viçosa; Mosaico: Estudos em Psicologia - Universidade Federal de Minas Gerais; Revista Psicologia e Saúde - Universidade Católica Dom Bosco. Pesquisador dos Núcleos de Pesquisa: RECUID - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental; Grupo de Estudos em Gestão e Recursos Humanos em Saúde e Enfermagem (GERHSEN); NUCLAIDS - Núcleo de Pesquisa e Ações Interdisciplinares em doenças infecciosas com ênfase nas IST/HIV/Aids; INTEGRUS - Grupo de Investigação, Intervenção e Estudo em Tecnologia Grupal na Saúde da UFG; LABGEST - Laboratório de Estudos em Gestão dos Serviços de Saúde da Universidade de Brasília (UNB) e Educasaudavel do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental; tecnologias grupais no contexto do cuidado, gestão e educação; desenvolvimento e gestão de pessoas; práticas pedagógicas em saúde; e psicologia da educação com ênfase na abordagem centrada no aluno de Carl Rogers.

Downloads

Publicado

2025-05-12

Como Citar

Cândida da Silva Dias, P., Cardoso Caixeta, C., Aparecida da Silva , E., da Silva Carvalho Vila, V., Costa Nunes, F., & Martins Sousa, J. (2025). Pesquisa participativa baseada na comunidade: desvendando a construção do Comitê de Assessoria Comunitária para a proteção ao abuso de drogas. Psicologia Argumento, 43(121). https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.121.AO06