Avaliação dos aspectos psicológicos para pacientes e pais na UTI pediátrica e neonatal: uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Rejane Bernardes Santana Reis
  • Alexander Hochdorn
  • marina kohlsdorf

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.120.AO10

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão sistemática dos últimos cinco anos sobre a avaliação dos aspectos psicológicos em unidades de terapia intensiva (UTIs) pediátricas. A hospitalização em UTIs pediátricas é um momento de grande impacto emocional e psicossocial para crianças e suas famílias. O objetivo deste estudo foi caracterizar e destacar os principais aspectos psicológicos avaliados em UTIs pediátricas, os instrumentos mais utilizados, bem como os desafios e considerações éticas associados a esse processo. O método utilizado foi uma revisão sistemática da literatura no período de 2019 – 2024, com as palavras chaves "sistemas de apoio psicossocial", “intervenção psicológica”, “avaliação psicológica” e "unidade de terapia intensiva pediátrica", utilizando as bases de dados PubMed, Períodos CAPES, Lilacs e Scopus. Resultados: Foram selecionados 12 artigos e após a leitura na íntegra, as informações dos estudos foram organizadas e analisadas em categorias: 1) Impacto de Intervenções em saúde mental com uso de instrumentos tecnológicos nos Pais de Crianças na UTIP 2) Condições Clínicas e Estudos Observacionais na UTIP e 3) Aspectos Psicossociais e Suporte Qualitativo em UTIP. Conclui-se que não há consenso na utilização de instrumentos para avaliação de aspectos psicológicos, porém a preocupação no cuidado de saúde mental do paciente e de seus cuidadores apareceram na maioria dos artigos, demonstrando consonância.

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Publicado

2025-02-24

Como Citar

Rejane Bernardes Santana Reis, Alexander Hochdorn, & kohlsdorf, marina. (2025). Avaliação dos aspectos psicológicos para pacientes e pais na UTI pediátrica e neonatal: uma revisão sistemática da literatura. Psicologia Argumento, 43(120). https://doi.org/10.7213/psicolargum.43.120.AO10