Violência autoprovocada e suicídio entre adultos e idosos: caracterizando casos em um município do interior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.119.AO08

Resumo

O comportamento suicida pode ser considerado um problema de saúde pública, sendo adultos e idosos com as mais elevadas taxas de mortalidade no país. Objetivou-se analisar casos registrados de violência autoprovocada e suicídio, entre adultos e idosos, ocorridos no período de 2018 a 2022, em um município do interior, por meio de pesquisa documental com dados disponibilizados pela vigilância epidemiológica e do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Efetuou-se uma análise descritiva com o software SPSS. Os resultados apontaram um total de 273 notificações de violência autoprovocada entre adultos e idosos, sendo 264 pessoas de 20 a 59 anos e nove pessoas acima de 60 anos. A violência autoprovocada ocorreu predominantemente na residência por envenenamento/intoxicação, entre pessoas pardas, do sexo feminino, notificada principalmente por um hospital local. Quanto aos óbitos, dos 33 registrados, 29 adultos e quatro idosos, a maioria homens pardos entre adultos e brancos entre idosos, com maior ocorrência no domicílio entre adultos e no hospital entre idosos, por enforcamento/estrangulamento/sufocação entre adultos e autointoxicação entre idosos. Adultos apresentam maiores taxas de mortalidade por suicídio e números absolutos de suicídio e lesão autoprovocada. Faz-se necessário o fortalecimento e criação de ações e políticas públicas de atenção a esse público, dadas as peculiaridades destas faixas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

sra, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Psicologia pela Multivix Nova Venécia. Mestre em Psicologia  pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES. Professora do Curso de Psicologia da Multivix Nova Venécia.

sra, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES. Professora Adjunta da UFES/Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Psicologia - PPGP-UFES.  

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

Viana da Silva , S., Iglesias , A., & Bicalho Reis, L. (2024). Violência autoprovocada e suicídio entre adultos e idosos: caracterizando casos em um município do interior. Psicologia Argumento, 42(119). https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.119.AO08