Diálogos possíveis entre apoio matricial e saúde mental: avaliação de um processo de educação permanente
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.118.AO07Resumo
Objetivou-se descrever e analisar um processo de Educação Permanente para implementação de ações de apoio matricial das equipes da Atenção Básica pelo Centro de Atenção Psicossocial Região Metropolitana de Goiânia. Pesquisa do tipo intervenção, de ação crítica e implicativa, de natureza qualitativa e de caráter descritivo e exploratório, com abrangência de 41 profissionais das equipes de Estratégia Saúde da Família, CAPS III e Consultório na Rua. A coleta de dados ocorreu no período de agosto a outubro de 2019. O decurso da intervenção se deu em três encontros intermediados por grupos focais, EPS, planejamento estratégico e roda de conversa. A análise temática de conteúdo tratou os dados obtidos complementadas pelo software ATLAS TI. Os resultados foram categorizados em três temáticas, sendo elas: circunstâncias, saberes e práticas de apoio matricial: os cenários dos serviços envolvidos no apoio matricial; a transformação do campo; avaliação do processo. Nos resultados, referentes à APS evidenciam práticas de cuidado em saúde mental isoladas, hierarquizadas e biologicistas sem grande atenção ao apoio matricial. No CAPS, é comum nos processos de trabalho o uso de tecnologias relacionais, porém no apoio matricial este ainda é subutilizado. As estratégias planejadas e implementadas esboçam ideias de corresponsabilidade e compartilhamento de cuidado entre as equipes. Mudanças nesse cenário são difíceis e consistem em um processo gradativo disparado pela EPS para reflexão e análise das práxis. A resposta imediata desta aproximação estabelece uma ponte entre duas equipes e abre uma série de possibilidades a serem exploradas em profundidade, embora o estudo se finde.
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