Avaliação dos padrões de pensamentos de universitários com base no modelo cognitivo
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.119.AO01Resumo
O ensino superior é frequentemente marco nas perspectivas futuras de um indivíduo, influenciando diversas áreas da vida de maneira multidimensional. Esse contexto traz consigo demandas e necessidades de adaptação que muitas vezes coincidem com as fases de transição do desenvolvimento humano do jovem adulto. Nesse contexto, surgem diferentes exigências adaptativas que afetam e são afetadas pelo processamento cognitivo dos estudantes, o que por sua vez pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e na saúde mental dos universitários. Este estudo objetivou identificar padrões de pensamentos em universitários com base na tríade cognitiva e nas crenças centrais pautadas na Terapia Cognitivo-Comportamental e as implicações de saúde mental dessa população. Para tal, foram analisadas as respostas de 122 universitários, a partir dos instrumentos: Questionário Sociodemográfico; Questionário de Pensamentos: Tríade Cognitiva e Crenças Centrais; e Self-Reporting Questionnaire. Resultou que 63% dos participantes apresentaram sofrimento psíquico. O sofrimento psíquico foi correlacionado com maiores indicadores de Pensamentos e Crenças disfuncionais, com exceção da crença de desvalor. A idade foi identificada como um aspecto protetivo da saúde mental no contexto acadêmico. Concluiu-se que há uma alta prevalência de sofrimento psíquico na população universitária. O contexto de ensino superior e a fase de vida em que a média dos graduandos se encontra são dois aspectos permeados por demandas adaptativas e estressores. Os pensamentos disfuncionais não favorecem a adaptabilidade, implicando negativamente na saúde mental.
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