Teorias da conspiração e psicologia: uma revisão sistemática

a systematic review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.118.AO15

Resumo

Trata-se da revisão sistemática da literatura que objetivou analisar os estudos sobre as teorias da conspiração na área da psicologia publicados entre 2009 e 2023, a fim de desvelar quais os principais temas e contextos nos quais eles têm sido realizados. Para isso, analisamos os resumos dos estudos que têm as teorias da conspiração como marco teórico e publicados entre 2009 e 2023. Os resultados mostram dois eixos analíticos: no primeiro estão temas associados a falsidade, desinformação, disputas narrativas e aspectos tipicamente relacionados a psicologia dos teóricos da conspiração que ajudam a definir as motivações desses indivíduos. No segundo, estão as teorias da conspiração da saúde relacionada a pandemia do COVID-19, bem como o planejamento metodológico que orienta os trabalhos. Em conjunto, os resultados apontam a importância de se entender as dinâmicas envolvidas na disseminação dessas teorias e a necessidade de investigações realizadas nas Américas do Sul e Central.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Raquel Rosas Torres, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Psicologia pela University of Kent (Reino Unido) e professora de Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba, atuando na graduação e no Programa de Pós graduação em Psicologia Social.

Downloads

Publicado

2024-09-17

Como Citar

Silva de Sousa, R., & Raquel Rosas Torres, A. (2024). Teorias da conspiração e psicologia: uma revisão sistemática: a systematic review. Psicologia Argumento, 42(118). https://doi.org/10.7213/psicolargum.42.118.AO15