Rede de apoio social e afetivo de adolescentes em acolhimento institucional e de seus familiares

Autores

  • EDSON JUNIOR SILVA DA CRUZ Universidade Federal do Pará- UFPA
  • Lilia Iêda Chaves Cavalcante Universidade Federal do Pará- UFPA
  • Janari da Silva Pedroso UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum40.109.AO05

Palavras-chave:

Adolescente institucionalizado, Rede de apoio social e afetiva, Família

Resumo

Este estudo investigou percepções de familiares e adolescentes em acolhimento institucional sobre a estrutura e organização de suas redes de apoio social e afetivo. Participaram da pesquisa cinco adolescentes e quatro familiares de referência. Entre os instrumentos utilizados, cita-se o Mapa dos Cinco Campos (MCC), entrevistas semiestruturadas e diário de campo. Os familiares mostraram-se satisfeitos com os campos “abrigo” e “contatos formais”, já os adolescentes apontaram de forma positiva os itens “escola” e “abrigo”. Os adolescentes citaram os adultos como principais fontes de apoio, principalmente os técnicos das instituições, enquanto que os familiares demonstraram relações satisfatórias com pessoas da igreja e do trabalho, sendo o apoio instrumental mais percebido. O campo “família” teve maior número de contatos insatisfatórios e apresentou concepções divergentes sobre a família real e ideal. A rede de apoio social dos participantes demonstrou-se limitada, com pouca participação na vida dos participantes, sugerindo a necessidade de estudos que consigam investigar implicações desse fator para o desenvolvimento de adolescentes e de seus familiares em situação de vulnerabilidade.

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Biografia do Autor

EDSON JUNIOR SILVA DA CRUZ, Universidade Federal do Pará- UFPA

Doutor e mestre em psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Psicólogo e bacharel em serviço social. Atualmente realiza estágio de Pós Doutorado no Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA. Vice coordenador do Laboratório de Desenvolvimento e Saúde - LADS (CNPq) e é membro do GT: Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia – ANPEPP. 

Lilia Iêda Chaves Cavalcante, Universidade Federal do Pará- UFPA

Bolsista de Produtividade CNPq, professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal do Pará. Está credenciada como professora orientadora ao Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. É Mestre em Serviço Social e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará, com Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Janari da Silva Pedroso, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA

Bolsista de Produtividade CNPq. Professor Associado III da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará. Doutor e Mestre em Ciências pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, com Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Brasília. Docente do Programa Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Participa da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), no Grupo de Trabalho: Família, Processos de Desenvolvimento e Promoção da Saúde.

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Publicado

2022-05-18

Como Citar

DA CRUZ, E. J. S., Cavalcante, L. I. C., & Pedroso, J. da S. (2022). Rede de apoio social e afetivo de adolescentes em acolhimento institucional e de seus familiares. Psicologia Argumento, 40(109). https://doi.org/10.7213/psicolargum40.109.AO05