Estou formado e agora? O percurso profissional de egressos de psicologia da UFSC

Autores

  • Valéria de Bettio Mattos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Cláudia Regina Campos Rodrigues Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Gabriela Amâncio de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.110.AO05

Palavras-chave:

psicólogos, formação profissional, escolha de carreira profissional

Resumo

Este estudo investigou a trajetória educacional e profissional de egressos do curso de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ingressantes de 2008 a 2013. Trata-se de investigação descritiva e exploratória, de natureza quantitativa. Com 103 participantes formados entre 2010 e 2017, utilizou-se questionário online com perguntas fechadas e abertas, baseado nos eixos: informações sociodemográficas, trajetória no curso, avaliação do curso, formação complementar e atuação profissional. Os resultados apontam satisfação na formação recebida na instituição, prevalecendo a atuação tradicional em clínica (48,5%), combinada à psicologia organizacional e do trabalho (34,8%). Esse cenário guarda relação direta com experiências na graduação (atividades de extensão e estágios). Destacam-se, ainda, inserções em psicologia social (22,7%), psicologia escolar/educacional (13,6%), além de psicologia jurídica (4,5%), do esporte (3%), hospitalar (3%) e psicopedagogia (3%). O avanço dessas práticas evidencia campos de atuação antes fechados à psicologia, concomitantemente às políticas públicas que recentemente têm exigido a presença deste profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria de Bettio Mattos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Docente da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Cláudia Regina Campos Rodrigues, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Gabriela Amâncio de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Referências

Bastos, A. V. B., & Gomide, P. I. C. (2010). O psicólogo brasileiro: sua atuação e formação profissional. In O. H. Yamamoto & A. L. F. Costa (Orgs.), Escritos sobre a profissão de psicólogo no Brasil (pp. 227-254). Natal: EDUFRN.

Bastos, A. V. B., & Gondim, S. M. G. (Eds.). (2010). O trabalho do psicólogo no Brasil: Um exame à luz das categorias da psicologia do trabalho e organizacional. Porto Alegre: Artmed.

Bianchetti, L., & Valle, I. R. (2014). Produtivismo acadêmico e decorrências às condições de vida/trabalho de pesquisadores brasileiros e europeus. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 22(82), 89-110. doi: 10.1590/S0104-40362014000100005

Bianchetti, L.; Zuin, A, A. S. & Ferraz, O (2018). Publique, apareça ou pereça: Produtivismo acadêmico, pesquisa administrativa e plágio nos tempos da cultura digital. Salvador: EDUFBA.

Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. (2011). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (Resolução CNE/CES n. 5 de 15 de março de 2011). Brasília: Ministério da Educação. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7692-rces005-11-pdf&Itemid=30192

Conselho Nacional de Saúde. (2018). Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (Resolução CNS n. 597, de 13 de setembro de 2018). Brasília: Ministério da Saúde. Recuperado de: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2018/Reso597.pdf

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Coordenadoria do Curso de Graduação em Psicologia. (2018). Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia: Formação de psicólogo e licenciatura em psicologia. Florianópolis: UFSC. Recuperado de https://psicologia.paginas.ufsc.br/files/2018/10/Projeto-Pedag%C3%B3gico-Psicologia_2018.pdf

Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. (2007, 24 de abril). Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Brasília, DF: Presidência da República: Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Recuperado em 05 de dezembro de 2018, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm

Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. (2016). Projeto 2 – Levantamento de informações sobre a inserção dos psicólogos no mercado de trabalho brasileiro: Relatório final, análise de dados, contrato de prestação de serviço DIEESE - Conselho Federal de Psicologia. São Paulo: DIEESE. Recuperado de https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2016/08/Relat%C3%B3rio-final-Projeto-2-1.pdf

Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. (2017). Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabal

DIEESE. Recuperado de https://www.dieese.org.br/anuario/2017/Livro1_MercadoTrabalho.html

Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. (2019). Boletim Emprego em Pauta, 13. São Paulo: DIEESE. Recuperado de https://www.dieese.org.br/boletimempregoempauta/2019/boletimEmpregoEmPauta13.html

Fernandes, S., Seixas, P., & Yamamoto, O. (2018). Psicologia e concepções de formação generalista. Psicologia da Educação, 47, 57-66. doi: 10.5935/2175-3520.20180018

Furtado, O. (2012). 50 anos de Psicologia no Brasil: A construção social de uma profissão. Psicologia: Ciência e Profissão, 32(spe), 66-85. doi: 10.1590/S1414-98932012000500006

Gusso, H. L., Alvarenga, A. S., Nunes, P. P., Nunes, M. F. O., De Luca, G. G., & Oliveira, M. Z. (2019). Psicologia Organizacional e do Trabalho no Sul do Brasil. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 19(3), 644-652. doi: 10.17652/rpot/ 2019.3.16131

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Assessoria de Comunicação Social. (2017). MEC e Inep divulgam dados do Censo da Educação Superior 2016. INEP. Recuperado em 12 de setembro de 2018, de http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/mec-e-inep-divulgam-dados-do-censo-da-educacao-superior-2016/21206

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Diretoria de Estatísticas Educacionais. (2019). Panorama da educação: Destaques do Education at a Glance 2019. Brasília: INEP, Ministério da Educação. Recuperado de http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6853568

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. (2015). Vol. 4. Egresso e empregabilidade: análise da relação do egresso dos cursos de graduação avaliados no ENADE 2005 e 2008 e sua inserção no mercado de trabalho. Brasília: INEP, Ministério da Educação. Recuperado de http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484109/SINAES+-+Sistema+Nacional+de+Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+Superior+Vol+4/0c4a99ac-5ce3-45ae-8e7b-fe384c1a6a31?version=1.4

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. (2019). ENADE 2018, Relatório síntese de área: Psicologia. Brasília: INEP, Ministério da Educação. Recuperado de http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2018/Psicologia.pdf

Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. (2012, 29 de agosto). Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República: Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Recuperado em 05 de junho de 2018, de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm

Macedo, J. P., Alves, C. S., Bezerra, L. L. S., & Silva, J. R. (2018). A "popularização" do perfil dos estudantes de psicologia no Brasil. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 70(2), 81-95. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672018000200007&lng=pt&tlng=pt

Mancebo, D. (2011). Intensidade do trabalho docente: um debate necessário. In A. M. Catani, J. R. Silva., Jr., & S. M. Meneguel (Orgs.), A cultura da universidade pública brasileira: Mercantilização do conhecimento e certificação em massa (pp. 29-40). São Paulo: Xamã.

Mattos, V. B. (2016). Observatório da vida estudantil: Impacto da formação de jovens profissionais em uma universidade federal no Oeste de Santa Catarina. Florianópolis: Letras Contemporâneas.

Mattos, V. B., & Bianchetti, L. (2011). Educação continuada: Solução para o desemprego? Educação e Sociedade, 32(117), 1167-1184. doi: 10.1590/S0101-73302011000400015

Moreno, A. C. (2019). Repasses do MEC para universidades federais chegam ao menor patamar em sete anos. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Recuperado em 23 de abril de 2020, de http://www.andifes.org.br/repasses-mec-para-universidades-federais-chegam-ao-menor-patamar-em-sete-anos/

Oliveira, D. J. A., & Caggy, R. C. S. S. (2013). Análise dos fatores influenciadores do desempenho acadêmico de estudantes de administração: Um olhar do docente. Revista Formadores: Vivências e Estudos, 6(1), 05-28. Recuperado de http://www.seer-adventista.com.br/ojs/index.php/formadores/article/view/285

Pereira, E. M. A. (2011). Currículo universitário: o que pensam os docentes? In A. M. Catani, J. R. Silva., Jr., & S. M. Meneguel (Orgs.), A cultura da universidade pública brasileira: Mercantilização do conhecimento e certificação em massa (pp. 111-128). São Paulo: Xamã.

Ristoff, D. (2016). Cadernos do GEA, Vol. 9: Democratização do campus: Impacto dos programas de inclusão sobre o perfil da graduação. Rio de Janeiro: FLACSO, GEA, UERJ, LLP. Recuperado de http://flacso.org.br/files/2017/03/Caderno_GEA_N9_Democratização-do-campus.pdf

Sguissardi, V., & Silva, J. R., Jr. (2009). Trabalho intensificado nas federais: Pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã.

Yamamoto, O. H., Souza, J. D., Silva, N., & Zanelli, J. C. (2010). A formação básica, pós-graduada e complementar do psicólogo no Brasil. In A. V. B. Bastos & S. M. G. Gondim (Eds.), O trabalho do psicólogo no Brasil (pp. 45-65). Porto Alegre: Artmed.

Zatti, F., Luna, I. N., Silva, N., & Feigel, G. L. R. (2017). Desenvolvimento de carreira de estudantes durante a graduação: Análise de fundamentos epistemológicos em estudos nacionais. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 17(3), 150-158. doi: 10.17652/rpot/2017.3.13269

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

de Bettio Mattos, V., Regina Campos Rodrigues, C., & Amâncio de Souza, G. (2022). Estou formado e agora? O percurso profissional de egressos de psicologia da UFSC. Psicologia Argumento, 40(110). https://doi.org/10.7213/psicolargum.40.110.AO05

Edição

Seção

Artigos