Percepção sobre assédio moral para servidores universitários: da prática hostil a consequência da violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO11

Palavras-chave:

Assédio moral no trabalho, Servidor público, Trabalho, Universidade.

Resumo

Nas últimas décadas o tema do assédio moral ganhou visibilidade, embora o tema ainda seja, com frequência, compreendido de forma equivocada, no que se refere ao seu conceito e características. Este artigo objetiva analisar a percepção dos servidores docentes e técnico-administrativos sobre a caracterização do assédio moral no trabalho. A pesquisa classifica-se como mista e descritiva, cujas informações foram coletadas por meio questionário online (214 respostas) e de 12 entrevistas, e analisadas mediante análise de conteúdo. Observou-se que os participantes definem assédio moral de duas formas: prioritariamente pela prática hostil (desrespeito; abuso; coação; violência; constrangimento); e pela consequência/efeito que pode proporcionar (humilhação; vergonha; medo; angústia; baixa autoestima; raiva). Dentre os entrevistados, apenas dois mencionaram nas suas verbalizações dois importantes elementos caracterizadores do assédio moral, a frequência e a duração, o que demonstra conhecimento limitado sobre o problema.

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Biografia do Autor

Thiago Soares Nunes, Universidade FUMEC; Centro Universitário UNA.

Professor do curso de Graduação e do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC e do Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA. Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Mestre em Administração pela UFSC (2011). Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UFSC (2008). Graduação em Administração pela UFSC (2007).

Suzana da Rosa Tolfo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Titular do Departamento de Psicologia da UFSC. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Administração (UFSC) e Doutora em Administração (UFRGS).

Leonor María Cantera Espinosa, Universidade Autônoma de Barcelona

Professora Titular e Diretora do Departamento de Psicologia Social da Faculdade de Psicologia na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha). Doutora em Psicologia pela Universidade de Porto Rico (1992) e em Psicologia Social pela UAB (2004). Mestrados em: Psicologia Comunitária pela Universidade de Porto Rico (1988); e Autoconhecimento, Sexualidade, Relações humanas pela Universidade de Alcalá (2010). Especializações em: Ciências Naturales pela Universidade de Porto Rico (1980); Teacher training Intensive in Special Education pela Adelphi University (1985); Grupos Comunitários para a Saúde pela Universidade de Alcalá (2010). Graduação em Psicologia pela Universidade de Porto Rico (1982) e pela Universidade de Almería (2002). Coordenadora do grupo de pesquisa sobre “Violencia en la Pareja y en el Trabajo” (VIPAT/UAB).

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Publicado

2022-02-11

Como Citar

Nunes, T. S., Tolfo, S. da R., & Espinosa, L. M. C. (2022). Percepção sobre assédio moral para servidores universitários: da prática hostil a consequência da violência. Psicologia Argumento, 40(108). https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO11

Edição

Seção

Artigos