Percepção sobre assédio moral para servidores universitários: da prática hostil a consequência da violência
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO11Palavras-chave:
Assédio moral no trabalho, Servidor público, Trabalho, Universidade.Resumo
Nas últimas décadas o tema do assédio moral ganhou visibilidade, embora o tema ainda seja, com frequência, compreendido de forma equivocada, no que se refere ao seu conceito e características. Este artigo objetiva analisar a percepção dos servidores docentes e técnico-administrativos sobre a caracterização do assédio moral no trabalho. A pesquisa classifica-se como mista e descritiva, cujas informações foram coletadas por meio questionário online (214 respostas) e de 12 entrevistas, e analisadas mediante análise de conteúdo. Observou-se que os participantes definem assédio moral de duas formas: prioritariamente pela prática hostil (desrespeito; abuso; coação; violência; constrangimento); e pela consequência/efeito que pode proporcionar (humilhação; vergonha; medo; angústia; baixa autoestima; raiva). Dentre os entrevistados, apenas dois mencionaram nas suas verbalizações dois importantes elementos caracterizadores do assédio moral, a frequência e a duração, o que demonstra conhecimento limitado sobre o problema.
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