Relações entre tecnologias de informação e comunicação e interações familiares: revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO14Palavras-chave:
crianças, tecnologia da informação, relações familiaresResumo
As tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) fazem parte do cotidiano de indivíduos de todas as faixas etárias e em diferentes contextos, interatuando também com as relações familiares. Diante disso, realizou-se uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de compreender as relações entre o uso das TIC’s por crianças de 10 a 12 anos e as interações familiares. O levantamento dos artigos foi realizado nas bases de dados EBSCO, PsycINFO e BVSPsi. Após os procedimentos de seleção, 12 artigos compuseram o corpus de análise. Os resultados foram organizados em três categorias temáticas: Padrões de uso das TIC’s; Preocupações dos pais acerca do uso das TICs pelas crianças e estratégias de regulação parental; e Relações entre o uso das TIC’s e as interações familiares. Verificou-se fácil acesso aos dispositivos digitais e alta frequência de uso pelas crianças. Os pais demonstraram preocupações sobre os riscos que seus filhos correm ao utilizar as tecnologias, mas, ao mesmo tempo, apresentaram dificuldades acerca de como monitorar esse uso. As estratégias de controle parentais eram diversificadas, e os estudos investigaram mais o controle do tempo de uso do que dos conteúdos acessados. O uso das TICs pelas crianças pode impactar positiva ou negativamente nas interações familiares. Recursivamente, a dinâmica relacional da família influencia na forma deste uso. Percebe-se necessidade de aprofundar estes conhecimentos por meio de novos estudos e de compreender as relações circulares e as retroalimentações entre todos os elementos identificados.Downloads
Referências
*Almeida, A. N., Alves, N. de A., Delicado, A., & Carvalho, T. (2013). Crianças e internet: A ordem geracional revisitada. Análise social, 48(207), 340-365. Recuperado de http://www.scielo.mec.pt/pdf/aso/n207/n207a04.pdf
Aragão, J. M. N., Gubert, F. A., Torres, R. A. M., Silva, A. S. R. & Vieira, N. F. C. (2018). The use of Facebook in health education: perceptions of adolescent students. Revista Brasileira de Enfermagem, 71, 71-265. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0604
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: Martins Fontes.
Cabello, P., Claro, M., & Cabello-Hutt. (2016). Mediação parental no uso de TIC segundo a percepção de crianças e adolescentes brasileiros: Reflexões com na pesquisa TIC Kids Online Brasil 2014. In.: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TICS kids online Brasil 2015. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Recuperado de https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Kids_2015_LIVRO_ELETRONICO.pdf
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (2018). Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: A3 - Crianças e adolescentes, por idade do primeiro acesso à internet - TIC Kids Online Brasil. Recuperado de http://data.cetic.br/cetic/explore?idPesquisa=TIC_KIDS
Coll, C., & Monereo, C. (2010). Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In C. Coll, & C. Monereo (Eds.) Psicologia da educação virtual: Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre, RS: Artmed.
*Correa, A. M. G., Pereira, A. D., Backes, D. S., Ferreira, C. L. de, Gomes, I. E. M, & Signor, E. (2016). Impacto das tecnologias: O olhar dos pais acerca do viver saudável da criança. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, 1(6), 1915-1929. Recuperado de http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/903/1003
*Davis, V. (2012). Interconnected but underprotected? Parents' methods and motivations for information seeking on digital safety issues. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 15, 669-674. http://dx.doi.org/10.1089/cyber.2012.0179
*Dinleyici, M., Carman, K. B., Ozturk, E., & Sahin-Dagli, F. (2016). Media use by children, and parents’ views on children's media usage. Interactive journal of medical research, 5. http://dx.doi.org/10.2196/ijmr.5668
Eisenstein, E., & Silva, E. J. C. (2016). Crianças, adolescentes e o uso intensivo das tecnologias de informação e comunicação: desafios para a saúde. In.: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TICS kids online Brasil 2015. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Recuperado de https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Kids_2015_LIVRO_ELETRONICO.pdf
Giménez, A. M., Luengo, J. A., & Bartrina, J. (2017). ¿Qué hacen los menores en internet? Usos de las TIC, estrategias de supervisión parental y exposición a riesgos. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 15, 533-552. http://dx.doi.org/10.25115/ejrep.43.16123
Hughes, C., & Pereiro, E. (2019). Uma análise comparativa das habilidades digitais de crianças e adolescentes no Brasil e Uruguai. In.: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TICS kids online Brasil 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil. Recuperado de https://cetic.br/media/docs/publicacoes/216370220191105/tic_kids_online_2018_livro_eletronico.pdf
*Hust, S. J. T., Wong, W. J., & Chen, Y. Y. (2011). FCP and mediation styles: Factors associated with parents' intentions to let their children watch violent, sexual and family-oriented television content. Journal of Broadcasting & Electronic Media, 55, 380-399. http://dx.doi.org/10.1080/08838151.2011.597465
*McDonald, J. A., Sroka, C., Olivares, E., Marin, M., Gurrola, M., & Sharkey, J. R. (2018). Patterns of screen time among rural Mexican-American children on the New Mexico-Mexico border. Preventing chronic disease, 15. http://dx.doi.org/10.5888/pcd15.180070
Nuutinen, T., Ray, C., & Roos, E. (2013). Do computer use, TV viewing, and the presence of the media in the bedroom predict school-aged children’s sleep habits in a longitudinal study? BMC public health, 13, 684, 2013. http://dx.doi.org/10.1186/1471-2458-13-684
*Padilla-Walker, L. M., Stockdale, L. A., & McLean, R. D. (2019). Associations between parental media monitoring, media use, and internalizing symptoms during adolescence. Psychology of Popular Media Culture. Advance online publication. http://dx.doi.org/10.1037/ppm0000256
Passero, G., Engster, N. E. W., & Dazzi,R. L. S. (2016). Uma revisão sobre o uso das TICs na educação da geração Z. Revista Novas Tecnologias na Educação, 14. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.70652
Picon, F., Karam, R., Breda, V., Restano, A., Silveira, A. & Spritzer, D. (2015). Precisamos falar sobre tecnologia: caracterizando clinicamente os subtipos de dependência de tecnologia. Revista Brasileira de Psicoterapia, 27, 44-60. Recuperado de http://rbp.celg.org.br/detalhe_artigo.asp?id=177
Radesky et. al. (2014). Patterns of mobile device use by caregivers and children during meals in fast food restaurants. Pediatrics, 133, e843-e849. http://dx.doi.org/10.1542/peds.2013-3703
Ragsdale, J. M., & Hoover, C. S. (2016). Cell phones during nonwork time: A source of job demands and resources. Computers in Human Behavior, 57, 54-60. http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2015.12.017
Rosen, L. D. et al. (2014). Media and technology use predicts ill-being among children, preteens and teenagers independent of the negative health impacts of exercise and eating habits. Computers in Human Behavior, 35, 364-375. http://dx.doi.org/10.1016/j.chb.2014.01.036
*Sanders, W., Parent, J., Forehand, R., & Breslend, N. L. (2016). The roles of general and technology-related parenting in managing youth screen time. Journal of Family Psychology, 30, 641. http://dx.doi.org/10.1037/fam0000175
Sant’anna, H.C. & Garcia, A. (2011). Tecnologia da comunicação e mediação social: o papel da telefonia celular na amizade entre adolescentes. Interação em Psicologia, 15, 37-50. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v15i1.7537
Stein, C. H., Osborn, L. A. & Greenberg, S. C. (2016). Understanding young adults’ reports of contact with their parents in a digital world: psychological and familial relationship factors. Journal of Family Studies, 25, 1802-1814. http://dx.doi.org/10.1007/s10826-016-0366-0
Top, N. (2016). Socio-demographic differences in parental monitoring of children in late childhood and adolescents’ screen-based media use. Journal of Broadcasting & Electronic Media, 60, 195-212. http://dx.doi.org/10.1080/08838151.2016.1164168
*Torrecillas-Lacave, T., Vázquez-Barrio, T., & Monteagudo-Barandalla, L. (2017). Percepción de los padres sobre el empoderamiento digital de las familias en hogares hiperconectados. El profesional de la información, 26, 97-104. http://dx.doi.org/10.3145/epi.2017.ene.10
Valencia, B. D., & Gómez, D. L. N. (2014). Familia e internet: Consideraciones sobre una relación dinámica. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 41, 30-44. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/1942/194229980004.pdf
*Venkatesh, V., Sykes, T. A., Chan, F. K. Y., Thong, J. Y. L., & Hu, P. J. H. (2019). Children’s internet addiction, family-to-work conflict, and job outcomes: A study of parent–child dyads. MIS Quarterly, 43, 903-927. http://dx.doi.org/10.25300/MISQ/2019/12338
Vilarinho-Rezende, D., Borges, C. N., Fleith, D. de S., & Joly, M. C. R. A. (2016). Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade: Revisão da literatura. Psicologia: Ciência e Profissão, 36, 877-892. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001342014
*Willett, R. (2017). Domesticating online games for preteens–discursive fields, everyday gaming, and family life. Children's Geographies, 15, 146-159. http://dx.doi.org/10.1080/14733285.2016.1206194
*Willett, R. (2016). Online gaming practices of preteens: Independent entertainment time and transmedia game play. Children & Society, 30, 467-477. http://dx.doi.org/10.1111/chso.12155
Yang, F., Helgason, A. R., Sigfusdottir, I. D., & Kristjansson, A.L. (2013). Electronic screen use and mental well-being of 10–12-year-old children. The European Journal of Public Health, 23, 492-498. http://dx.doi.org/10.1093/eurpub/cks102
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Editora Universitária Champagnat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.