Relações entre tecnologias de informação e comunicação e interações familiares: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO14

Palavras-chave:

crianças, tecnologia da informação, relações familiares

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) fazem parte do cotidiano de indivíduos de todas as faixas etárias e em diferentes contextos, interatuando também com as relações familiares. Diante disso, realizou-se uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de compreender as relações entre o uso das TIC’s por crianças de 10 a 12 anos e as interações familiares. O levantamento dos artigos foi realizado nas bases de dados EBSCO, PsycINFO e BVSPsi. Após os procedimentos de seleção, 12 artigos compuseram o corpus de análise. Os resultados foram organizados em três categorias temáticas: Padrões de uso das TIC’s; Preocupações dos pais acerca do uso das TICs pelas crianças e estratégias de regulação parental; e Relações entre o uso das TIC’s e as interações familiares. Verificou-se fácil acesso aos dispositivos digitais e alta frequência de uso pelas crianças. Os pais demonstraram preocupações sobre os riscos que seus filhos correm ao utilizar as tecnologias, mas, ao mesmo tempo, apresentaram dificuldades acerca de como monitorar esse uso. As estratégias de controle parentais eram diversificadas, e os estudos investigaram mais o controle do tempo de uso do que dos conteúdos acessados. O uso das TICs pelas crianças pode impactar positiva ou negativamente nas interações familiares. Recursivamente, a dinâmica relacional da família influencia na forma deste uso. Percebe-se necessidade de aprofundar estes conhecimentos por meio de novos estudos e de compreender as relações circulares e as retroalimentações entre todos os elementos identificados.

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Biografia do Autor

Gabriela Beatris Garzella, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Erechim

Acadêmica formanda no Curso de Psicologia na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Erechim

Jacqueline Raquel Bianchi Enricone, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Erechim

Doutora em Educação (UFRGS). Professora e Coordenadora de Área no Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Erechim

Isabella Lise Perin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Erechim

Acadêmica formanda no Curso de Psicologia na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Erechim

Luiz Henrique de Souza, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Erechim

Acadêmico no Curso de Psicologia na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Erechim

Angélica Paula Neumann, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Doutora em Psicologia (UFRGS). Professora no Departamento de Ciências Humanas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Erechim

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Garzella, G. B., Enricone, J. R. B., Perin, I. L., de Souza, L. H., & Neumann, A. P. (2021). Relações entre tecnologias de informação e comunicação e interações familiares: revisão sistemática da literatura. Psicologia Argumento, 39(107), 1294–1320. https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO14

Edição

Seção

Revisão