Intervenções com crianças e adolescentes em acolhimento institucional: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.39.103.AO04

Palavras-chave:

problemas de comportamento, acolhimento institucional, intervenção.

Resumo

O objetivo dessa revisão sistemática foi levantar estudos empíricos que tiveram o objetivo de minimizar ou prevenir problemas de comportamento em crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Foram utilizadas seis bases de dados: PsycINFO, SageJournals, Web of Science, PubMed/Medline, Lilacs e Scopus. Os critérios de seleção incluíram todos os estudos, publicados em inglês e português, disponíveis entre 2009 e 2019 que tivessem o objetivo avaliar a eficácia e aplicabilidade de intervenções para reduzir ou prevenir problemas de comportamento com essa população. Ao todo foram encontrados 155 estudos e após o processo de exclusão e elegibilidade, restaram 24 artigos incluídos em análise quantitativa. A qualidade dos estudos foi avaliada utilizando Cochrane Riskof Bias Tool e a Quality Assessment Tool. Verificou-se forte evidência do Multidimensional Treatment Foster Care (MTFC) na prevenção e tratamento de problemas de comportamento em crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

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Publicado

2020-10-29

Como Citar

Valin, T. A. F., & Rocha, G. V. M. da. (2020). Intervenções com crianças e adolescentes em acolhimento institucional: uma revisão sistemática. Psicologia Argumento, 39(103), 75–97. https://doi.org/10.7213/psicolargum.39.103.AO04

Edição

Seção

Artigos