Mapeamento da produção científica brasileira sobre segmentação moral pelo estado da arte

Autores

  • Matheus Estevão Ferreira da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília e Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Campus de Assis http://orcid.org/0000-0002-2059-6361
  • Patrícia Unger Raphael Bataglia Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília http://orcid.org/0000-0002-2575-3020

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.101.AO07

Palavras-chave:

segmentação moral, competência moral, estado da arte.

Resumo

O objetivo deste artigo foi mapear a produção de pesquisa científica brasileira sobre segmentação moral por meio do estado da arte. O mapeamento consistiu no levantamento de materiais de divulgação de pesquisas em dois formatos: 1) artigos e 2) teses e dissertações. Utilizando-se dos descritores “segmentação moral” e “competência moral”, o levantamento dos artigos foi feito no Portal da CAPES, SciELO e Google Acadêmico, enquanto das teses e dissertações no Catálogo da CAPES, BDTD e, novamente, Google Acadêmico. Aplicados os critérios de seleção, totalizaram-se 04 artigos e 30 teses e dissertações. Seguiu-se com o mapeamento analisando-se as seguintes variáveis dos materiais: autoria e periódico (artigos), orientação, área disciplinar, instituição e região de origem (teses e dissertações), ano de publicação e metodologia aplicada (ambos). Constatada a escassez da produção, aponta-se para a necessidade de mais pesquisas sobre segmentação moral ou sobre competência moral, mas com a segmentação como objeto de análise.

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Biografia do Autor

Matheus Estevão Ferreira da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília e Faculdade de Ciências e Letras (FCL), Campus de Assis

Pedagogo (2018) pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP) de Marília, mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da mesma instituição e graduando em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL/UNESP) de Assis. Na graduação em Pedagogia, foi bolsista de extensão do Núcleo de Ensino (04 meses), PROEX (04 meses), de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (14 meses) e FAPESP (20 meses). Foi premiado com o título concedido pela FFC/UNESP de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do curso de Pedagogia, formandos de 2018. Na graduação em Psicologia, foi bolsista de Iniciação Científica FAPESP (07 meses). Atualmente é bolsista de Mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas NUDISE – Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação; GEPPEI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral; e GEADEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista. Atua como 1.º Secretário do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC), gestão de 2016-2018 e, na gestão atual, de 2019-2021.

Patrícia Unger Raphael Bataglia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília

Professora Assistente do Departamento de Psicologia da Educação (DPE) da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (FFC/UNESP) e docente e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da mesma instituição. Possui Mestrado e Doutorado em Psicologia Social (1996 e 2001) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP). É membro da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP) e Fundadora e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral (GEPPEI).

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Publicado

2020-08-04

Como Citar

Silva, M. E. F. da, & Bataglia, P. U. R. (2020). Mapeamento da produção científica brasileira sobre segmentação moral pelo estado da arte. Psicologia Argumento, 38(101), 524–547. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.101.AO07

Edição

Seção

Artigos