Atribuições causais para rendimento/desempenho escolar e autoeficácia em alunos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO02

Palavras-chave:

Atribuição de Causalidade, Sucesso acadêmico, Fracasso acadêmico, Autoeficácia, Desempenho escolar

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem requer a compreensão de variáveis que influenciam no sucesso ou no fracasso escolar, dentre essas, a autoeficácia e as atribuições causais (AC). Sendo assim, neste estudo verificou-se a correlação entre os fatores das AC para o bom e fraco rendimento escolar e a autoeficácia em estudantes do ensino fundamental. Isso, a partir de uma amostra de 121 alunos de escolas públicas de municípios brasileiros da região norte do Estado do Rio Grande do Sul. Esses, selecionados por conveniência, responderam a três questionários: 1) de informações sociodemográficas; 2) de AC para o rendimento escolar; 3) roteiro de avaliação de autoeficácia. A análise dos dados primários ocorreu por meio de tratamento estatístico descritivo e inferencial. A distribuição desses foi verificada pelo teste de Shapiro-Wilk e a homogeneidade de variâncias pelo o de Levene, considerando-se quatro fatores para bom rendimento/desempenho e quatro para fraco rendimento/desempenho. Utilizou-se, ainda, a matriz de correlação de Spearman para verificar a associação entre eles e o Teste U de Mann-Whitney para averiguar as diferenças entre médias dos construtos por sexo e faixa etária. Os resultados apontaram que os alunos recorrem mais a causas relacionadas aos professores e estrutura externa material para explicar seus bons resultados. Em contrapartida, atribuem o fraco rendimento/desempenho escolar a fatores relativos à própria habilidade cognitiva e capacidade para explicação.

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Publicado

2022-01-21

Como Citar

Benincá, M. E. S., Costa, C., Patias, N. D., & Oliveira, C. (2022). Atribuições causais para rendimento/desempenho escolar e autoeficácia em alunos do ensino fundamental. Psicologia Argumento, 40(108). https://doi.org/10.7213/psicolargum40.108.AO02

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Artigos