Habilidades preditoras da Compreensão Leitora de diferentes gêneros textuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.102.AO06

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão, Histórias em Quadrinhos

Resumo

O estudo objetivou investigar semelhanças/diferenças de habilidades preditoras da compreensão de texto narrativo e histórias em quadrinhos. Participaram da pesquisa 78 alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas. Os instrumentos utilizados foram: Cloze, Fluência Semântica, Fluência Fonológica, Dígitos, Cubos de Corsi, Vocabulário (WISC-III), Vocabulário de Figuras USP e Nomeação Seriada Rápida. Os resultados mostraram como preditores para a Compreensão do texto exclusivamente verbal o desempenho na Nomeação Seriada Rápida de Letras e o desempenho no Vocabulário por Figuras USP. Os preditores para a Compreensão da História em Quadrinhos foram o desempenho na Nomeação Seriada Rápida de Letras, o desempenho no Vocabulário por Figuras USP e desempenho na ordem inversa do Dígitos.

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Biografia do Autor

Leandro Kruszielski, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação, Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2020-09-29

Como Citar

Kruszielski, L., & Guimarães, S. R. K. (2020). Habilidades preditoras da Compreensão Leitora de diferentes gêneros textuais. Psicologia Argumento, 38(102), 717–734. https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.102.AO06

Edição

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Artigos