Habilidades preditoras da Compreensão Leitora de diferentes gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.38.102.AO06Palavras-chave:
Leitura, Compreensão, Histórias em QuadrinhosResumo
O estudo objetivou investigar semelhanças/diferenças de habilidades preditoras da compreensão de texto narrativo e histórias em quadrinhos. Participaram da pesquisa 78 alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas. Os instrumentos utilizados foram: Cloze, Fluência Semântica, Fluência Fonológica, Dígitos, Cubos de Corsi, Vocabulário (WISC-III), Vocabulário de Figuras USP e Nomeação Seriada Rápida. Os resultados mostraram como preditores para a Compreensão do texto exclusivamente verbal o desempenho na Nomeação Seriada Rápida de Letras e o desempenho no Vocabulário por Figuras USP. Os preditores para a Compreensão da História em Quadrinhos foram o desempenho na Nomeação Seriada Rápida de Letras, o desempenho no Vocabulário por Figuras USP e desempenho na ordem inversa do Dígitos.Downloads
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