Mães, avós e cuidadoras de crianças institucionalizadas: conhecimentos sobre desenvolvimento na infância
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.94.AO06Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, cuidadores, acolhimento institucionalResumo
Este teve como objetivo investigar o perfil e os conhecimentos de cuidadores de crianças institucionalizadas sobre desenvolvimento infantil. Participaram 16 mães, 16 avós e 16 educadoras de crianças nessa condição. Utilizou-se o Inventário de Conhecimentos sobre Desenvolvimento Infantil (KIDI) que permitiu investigou variáveis como escolaridade, número de filhos, profissão e idade dessas cuidadoras, e seus conhecimentos sobre práticas de cuidado, saúde e segurança, normas e aquisição e princípios do desenvolvimento. Das 75 questões, o maior percentual de acerto foi na categoria práticas de cuidado (82, 35%), sendo que as mães e as avós apresentaram melhor desempenho em perguntas sobre saúde e segurança (64,7% em ambos os casos). O nível de escolaridade e o acúmulo de saberes e práticas derivados de experiências pessoais com o cuidado de crianças em outros contextos foram variáveis com possível influência sobre o quanto e o quê as participantes conhecem acerca do desenvolvimento infantil.
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