Mães, avós e cuidadoras de crianças institucionalizadas: conhecimentos sobre desenvolvimento na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.94.AO06

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, cuidadores, acolhimento institucional

Resumo

Este teve como objetivo investigar o perfil e os conhecimentos de cuidadores de crianças institucionalizadas sobre desenvolvimento infantil. Participaram 16 mães, 16 avós e 16 educadoras de crianças nessa condição. Utilizou-se o Inventário de Conhecimentos sobre Desenvolvimento Infantil (KIDI) que permitiu investigou variáveis como escolaridade, número de filhos, profissão e idade dessas cuidadoras, e seus conhecimentos sobre práticas de cuidado, saúde e segurança, normas e aquisição e princípios do desenvolvimento. Das 75 questões, o maior percentual de acerto foi na categoria práticas de cuidado (82, 35%), sendo que as mães e as avós apresentaram melhor desempenho em perguntas sobre saúde e segurança (64,7% em ambos os casos). O nível de escolaridade e o acúmulo de saberes e práticas derivados de experiências pessoais com o cuidado de crianças em outros contextos foram variáveis com possível influência sobre o quanto e o quê as participantes conhecem acerca do desenvolvimento infantil.

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Biografia do Autor

Edson Júnior Silva da Cruz, Universidade Federal do Pará

Psicólogo. Professor. Doutor em Psicologia – Pós-Doutorando em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará- UFPA.

Lilia Iêda Chaves Cavalcante, Universidade Federal do Pará

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento- Docente do Programa de Pós-Graduação de Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará- UFPA. Bolsista Produtividade CNPq.

Janari da Silva Pedroso, Universidade Federal do Pará Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Psicoólogo, Pós-Doutorado em Psicologia. Professor da Univesidade Federal do Pará. Bolsista Produtividade de Pesquisa CNPq-nível 2.

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Publicado

2019-12-03

Como Citar

Cruz, E. J. S. da, Cavalcante, L. I. C., & Pedroso, J. da S. (2019). Mães, avós e cuidadoras de crianças institucionalizadas: conhecimentos sobre desenvolvimento na infância. Psicologia Argumento, 36(94), 527–545. https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.94.AO06

Edição

Seção

Artigos