Jovens e projetos sociais: experiências e aprendizados na perspectiva da Psicologia Social Comunitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO08

Palavras-chave:

Juventude, Projetos Sociais, Psicologia Social Comunitária.

Resumo

O presente artigo apoia-se nos depoimentos de jovens, integrantes de projeto social em uma OSC, que tem como finalidade apresentar a visão desses jovens a respeito da sua participação em projetos sociais, quanto às razões para o seu ingresso, aprendizagens que tiveram no projeto, e concepções e significados dos projetos sociais em suas vidas. Participaram desta pesquisa 18 jovens na faixa etária de 12 a 15 anos, a partir da coleta de informações em um questionário semiestruturado. A instituição escolhida para a colaboração neste estudo é desenvolve trabalhos dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na região metropolitana de Curitiba. A compreensão que os jovens têm sobre as próprias experiências no projeto social permite delinear algumas das concepções e significados que dão a esses projetos: a maioria dos jovens apontou que participar no projeto social proporciona ou potencializa bem estar e amadurecimento emocional; construção de laços de amizade; espaço de proteção e acolhida; acesso ao mercado de trabalho e apoio educacional. Pode-se dizer que as respostas indicaram as seguintes compreensões: a) o projeto social compreendido como um complemento educacional, b) como iniciação profissional e cumprimento de obrigações; e c) como possibilidade de fortalecimento psicossocial, não necessariamente de mudança. Dessa forma, parece importante refletir sobre o modo e compromisso como são pensados os processos educativos para a juventude, considerando-se as possibilidades de superação das exclusões vividas pelos jovens, ao analisar as condições em que essas dimensões se conectam à sua participação em projetos sociais.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Quintal de Freitas, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP-1994), e Pós-Doutora em Psicologia Comunitária (2008-2009) pelo ISPA (Instituição Universitária de Psicologia Aplicada - Lisboa) e pela Universidade do Porto (Portugal). Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Fundadora/Coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária, Educação e Saúde (NUPCES - desde 2000) do PPGE-UFPR. Pesquisadora participante como membro e da coordenação do GT de Psicologia Comunitária da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). Participa em vários Comitês e Conselhos Científicos de Periódicos Nacionais e Internacionais; e pertence a várias Associações Científicas em Psicologia, nacionais e estrangeiras, foi Presidente Nacional da ABRAPSO (Associação Brasiliera de Psicologia Social - gestão 1989-1992) e Vice-Presidente Reginal (ES e SP).

Morgana Francini Batista, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestranda em Educação na linha de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais na Universidade Federal do Paraná. Formada em Literatura e Língua Vernáculas - Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atuou como educadora social na OSC Centro Cultural Escrava Anastácia (2012 - 2015). É pesquisadora na área de Psicologia Social Comunitária.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

de Freitas, M. de F. Q., & Batista, M. F. (2021). Jovens e projetos sociais: experiências e aprendizados na perspectiva da Psicologia Social Comunitária. Psicologia Argumento, 39(107), 1163–1180. https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO08

Edição

Seção

Artigos