Jovens e projetos sociais: experiências e aprendizados na perspectiva da Psicologia Social Comunitária
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum39.107.AO08Palavras-chave:
Juventude, Projetos Sociais, Psicologia Social Comunitária.Resumo
O presente artigo apoia-se nos depoimentos de jovens, integrantes de projeto social em uma OSC, que tem como finalidade apresentar a visão desses jovens a respeito da sua participação em projetos sociais, quanto às razões para o seu ingresso, aprendizagens que tiveram no projeto, e concepções e significados dos projetos sociais em suas vidas. Participaram desta pesquisa 18 jovens na faixa etária de 12 a 15 anos, a partir da coleta de informações em um questionário semiestruturado. A instituição escolhida para a colaboração neste estudo é desenvolve trabalhos dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na região metropolitana de Curitiba. A compreensão que os jovens têm sobre as próprias experiências no projeto social permite delinear algumas das concepções e significados que dão a esses projetos: a maioria dos jovens apontou que participar no projeto social proporciona ou potencializa bem estar e amadurecimento emocional; construção de laços de amizade; espaço de proteção e acolhida; acesso ao mercado de trabalho e apoio educacional. Pode-se dizer que as respostas indicaram as seguintes compreensões: a) o projeto social compreendido como um complemento educacional, b) como iniciação profissional e cumprimento de obrigações; e c) como possibilidade de fortalecimento psicossocial, não necessariamente de mudança. Dessa forma, parece importante refletir sobre o modo e compromisso como são pensados os processos educativos para a juventude, considerando-se as possibilidades de superação das exclusões vividas pelos jovens, ao analisar as condições em que essas dimensões se conectam à sua participação em projetos sociais.
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