Clima Escolar Autoritativo: Adaptação e Evidências de Validade entre Estudantes Brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.96.AO07

Palavras-chave:

educação, avaliação, clima escolar

Resumo

O clima escolar é um fator fundamental na qualidade da vida escolar, sendo relevante para o bem estar dos estudantes. Nesse contexto duas dimensões destacam-se como sendo chave para mensuração do clima: estrutura disciplinar e suporte. Representam respectivamente a aplicação justa e estrita das regras da escola e a percepção dos estudantes quanto ao apoio de seus professores. A ampliação sobre seu estudo pode favorecer o desenvolvimento das escolas e dos estudantes ao contribuir na criação de um ambiente apropriado para esse fim.O presente estudo, portanto, teve como objetivos a adaptação para contexto brasileiro e a obtenção de evidências de confiabilidade e validade dos construtos de estrutura disciplinar e suporte da Escala de Avaliação do Clima Escolar Autoritativo (EACEA), versão para estudantes. Os dados foram coletados com 708 estudantes do segundo ciclo do ensino fundamental e do ensino médio de sete escolas públicas da cidade de Curitiba, Paraná. Dentre os participantes, 55,1% se autodeclaram brancos e 53,0% do sexo feminino. As idades variaram entre 9 e 21 anos (média=13,4; d.p.=1,9). Os procedimentos envolveram as etapas de tradução, avaliação qualitativa da escala, Retrotradução, coleta de dados e análise fatorial confirmatória. Também foi executada análise de validade relacionada ao critério. Os principais resultados demonstraram que a escala obteve índices próximos aos valores com a amostra geral e, para a divisão entre grupos acadêmicos específicos, valores aceitáveis no construto de suporte. Na amostra geral a estrutura disciplinar foi um preditor negativo e significativo para a vitimização. Os resultados indicam que a versão brasileira da EACEA pode ser um instrumento adequado para avaliar o clima escolar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alves, M. T. G., & Franco, C. (2008). A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 482-500.

Aparecida Pereira del Prette, Z., Lopez Martini Fernandes Paiva, M., & Del Prette, A. (2005). Contribuições do referencial das habilidades sociais para uma abordagem sistêmica na compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Interações, 10(20).

Bear, G. G., Holst, B., Lisboa, C., Chen, D., Yang, C., & Chen, F. F. (2016). A Brazilian Portuguese survey of school climate: Evidence of validity and reliability. International Journal of School & Educational Psychology, 4(3), 165-178.

Berger, C., Lisboa, C., Cuadros, O., & de Tezanos‐Pinto, P. (2016). Adolescent peer relations and socioemotional development in Latin America: Translating international theory into local research. New directions for child and adolescent development, 2016(152), 45-58.

Baumrind, D. (1966). Effects of authoritative control on child behavior. Child Development,37, 887-907.

Benbenishty, R., Astor, R. A., Roziner, I., & Wrabel, S. L. (2016). Testing the Causal Links Between School Climate, School Violence, and School Academic Performance A Cross-Lagged Panel Autoregressive Model. Educational Researcher, 45(3), 197-206.

Bradshaw, C. P., Waasdorp, T. E., Debnam, K. J., & Johnson, S. L. (2014). Measuring school climate in high schools: A focus on safety, engagement, and the environment. Journal

of school health, 84(9),

-604.

Carman, J. (2015). Exploring

the Predictors and Outcomes of Middle School Students' Interest in Climate

Change Effects on Forests: Results from Two Interventions (Doctoral dissertation).

Cohen J, McCabe E, Michelli N, Pickeral T. School climate: research, policy, practice, and teacher education. Teach Coll Rec. 2009;111(1):180-213.

Cornell, D. (2017). The authoritative school climate survey and the school climate bullying survey: Research summary. Disponível em https://curry.virginia.edu/uploads/resourceLibrary/Authoritative_School_Climate_Survey_Research_Summary_7-11-17.pdf

Cornell, D., & Bradshaw, C. P. (2015). From a culture of bullying to a climate of support: The evolution of bullying prevention and research. School Psychology Review, 44(4), 499-503.

Cornell, D., & Huang, F. (2016). Authoritative school climate and high school student risk behavior: a cross-sectional multi-level analysis of student self-reports. Journal of youth and adolescence, 45(11), 2246-2259.

Cornell, D., Shukla, K., & Konold, T. R. (2016). Authoritative school climate and student academic engagement, grades, and aspirations in middle and high schools. AERA Open, 2(2), 2332858416633184.

Cornell, D., Shukla, K., & Konold, T. (2015). Peer victimization and authoritative school climate: A multilevel approach. Journal of Educational Psychology, 107(4), 1186.

Cronbach, L. J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. psychometrika, 16(3), 297-334.

Cunha, J.M., Weber, L.N.D., & Steiner, P. (2009) Escala de vitimização e agressão entre pares (p. 109-121). In L.N.D. Weber & M.A. Dessen (Orgs.), Pesquisando a família: instrumentos para coleta e análise de dados. Curitiba: Juruá.

Damásio, B. F. (2013). Contribuições da Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo (AFCMG) na avaliação de invariância de instrumentos psicométricos. Psico-Usf,

(2), 211-220.

Field, A. (2009). Descobrindo a estatística usando o SPSS-2. Bookman Editora.

Franco, C., Ortigão, I., Albernaz, Â., Bonamino, A., Aguiar, G., Alves, F., & Sátyro, N. (2007). Qualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de" fatores intra-escolares". Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, 15(55).

Gage, N. A., Prykanowski, D. A., & Larson, A. (2014). School climate and bullying victimization: A latent class growth model analysis. School psychology quarterly, 29(3), 256.

George, D., & Mallery, M. (2003). Using SPSS for Windows step by step: a simple guide and reference.

Gerlinger, J., & Wo, J. C. (2016). Preventing School Bullying: Should Schools Prioritize an Authoritative School Discipline Approach Over Security Measures?. Journal of School Violence, 15(2), 133-157.

Gill, M. G., Ashton, P., & Algina, J. (2004). Authoritative schools: A test of a model to resolve the school effectiveness debate. Contemporary Educational Psychology, 29(4), 389-409.

Gregory, A., & Cornell, D. (2009). “Tolerating” adolescent needs: Moving beyond zero tolerance policies in high school. Theory into Practice, 48, 106-113.

Gregory, A., Cornell, D., & Fan, X. (2012). Teacher safety and authoritative school climate in high schools. American Journal of Education, 118(4), 401-425.

Gregory, A., Cornell, D., Fan, X., Sheras, P., Shih, T., & Huang, F. (2010). High school practices associated with lower student bullying and victimization. Journal of Educational Psychology, 102, 483−496.

Huang, F. L., & Cornell, D. G. (2016). Multilevel factor structure, concurrent validity, and test–retest reliability of the high school teacher version of the Authoritative School Climate Survey. Journal of Psychoeducational Assessment, 34(6), 536-549.

Harvard Humanitarian Initiative. (n.d.). Kobo Toolbox. Retrieved November 14, 2017, from http://www.kobotoolbox.org/. (DOI INEXISTENTE).

Herdman, M., Fox-Rushby, J., & Badia, X. (1998). A model of equivalence in the cultural adaptation of HRQoL instruments: the universalist approach. Quality of life Research, 7(4), 323-335.

Huang, F. L., Cornell, D. G., Konold, T., Meyer, J. P., Lacey, A., Nekvasil, E. K., ... & Shukla, K. D. (2015). Multilevel factor structure and concurrent validity of the teacher version of the Authoritative School Climate Survey. Journal of school health, 85(12), 843-851.

Hutz, C. S., Bandeira, D. R., & Trentini, C. M. (2015). Psicometria. Artmed Editora.

Klein, J., Cornell, D., & Konold, T. (2012). Relationships between bullying, school climate, and student risk behaviors. School Psychology Quarterly, 27(3), 154.

Konold, T. R., & Cornell, D. (2015). Measurement and structural relations of an Authoritative School Climate model: A multi-level latent variable investigation. Journal of school psychology, 53(6), 447-461.

Konold, T., Cornell, D., Huang, F., Meyer, P., Lacey, A., Nekvasil, Erin,Heilbrun, Kathan.& Shukla, K. (2014). Multilevel multi-informant structure of the Authoritative School Climate Survey. School Psychology Quarterly, 29(3), 238.

Maccoby, E. & Martin, J. (1983). Socialization in the context of the family: parent-child interaction. Em P. H. Mussen (Org. Série) & E. M. Hetherington (Org. Vol.), Handbook of child psychology: Vol. 4. Socialization, personality, and social development (4 a ed.)( pp. 1-101). New York: Wiley

MacCallum, R. C., Widaman, K. F., Zhang, S., & Hong, S. (1999). Sample size in factor analysis. Psychological

methods, 4(1),

Murray-Harvey, R., & Slee, P. T. (2010). School and home relationships and their impact on school bullying. School Psychology International, 31(3), 271-295.

Muthén, L. K., & Muthén, B. O. (1998). Mplus user’s guide (Vol. 6). Los Angeles, CA: Muthén & Muthén.

Nekvasil, E. K., & Cornell, D. G. (2015). Student threat assessment associated with safety in middle schools. Journal of Threat Assessment and Management, 2(2), 98.

Unnever, J. & Cornell, D. (2004). Middle school victims of bullying: who reports being bullied?. Aggressive Behavior, 30, 373-388.

Oliveira, R. P., Bauer, A., Ferreira, M. P., Minuci, E. G., Lisauskas, F., Carvalho, M. X., ... & Caldeira, C. (2013). Análise das desigualdades intraescolares no Brasil. São Paulo, SP: Fundação Vitor Civita.

Reis, R. (2012). Experiência escolar de jovens/alunos do ensino médio: os sentidos atribuídos à escola e aos estudos. Educação e Pesquisa, 38(3).

Schermelleh-Engel, K., Moosbrugger, H., & Müller, H. (2003). Evaluating the fit of structural equation models: Tests of significance and descriptive goodness-of-fit measures. Methods

of psychological research online,

(2), 23-74.

Stroet, K., Opdenakker, M. C., & Minnaert, A. (2013). Effects of need supportive teaching on early adolescents’ motivation and engagement: A review of the literature. Educational Research Review, 9, 65-87.

Thapa, A., Cohen, J., Guffey, S., & Higgins-D’Alessandro, A. (2013). A review of school climate research. Review of educational research, 83(3), 357-385.

Vinha, T. P., de Morais, A., Tognetta, L. R. P., Azzi, R. G., de Aragão, A. M. F., Marques, C. D. A. E., ... & Oliveira, M. T. A. (2016). O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas. Estudos em Avaliação Educacional, 27(64), 96-127.

Wang, M. T., & Degol, J. L. (2016). School climate: A review of the construct, measurement, and impact on student outcomes. Educational Psychology

Review, 28(2),

-352.

Weber, L. N. D., Prado, P. M., Viezzer, A. P., & Brandenburg, O. J. (2004). Identificação de estilos parentais: o ponto de vista dos pais e dos filhos. Psicologia: reflexão e crítica, 17(3), 323-331.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Cunha, J. M. da, Amaral, H. T. do, & Macedo, A. M. B. de. (2019). Clima Escolar Autoritativo: Adaptação e Evidências de Validade entre Estudantes Brasileiros. Psicologia Argumento, 37(96), 273–298. https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.96.AO07

Edição

Seção

Artigos