Projeto Mulheres da Paz: Percursos Históricos e Interseccionalidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.95.AO03

Palavras-chave:

Mulheres da Paz, Interseccionalidades, Políticas Públicas, Gênero.

Resumo

Este artigo propõe-se ao mapeamento histórico do Projeto Social Mulheres da Paz no município de Canoas/RS. Foram apontados os percursos desde sua criação até suas reformulações no ano de 2016. O fio condutor desta discussão foi a interseccionalidade dos marcadores sociais, além de elementos correspondentes à relação desse projeto social com os processos de subjetivação das participantes. O Projeto Mulheres da Paz carrega em sua história elementos que correspondem às disputas vivenciadas entre os diferentes movimentos de mulheres e movimentos feministas, que apontam para a discussão da interseccionalidade dos marcadores sociais que atravessam essas disputas e posições. Outro fator com destaque neste estudo, diz respeito ao enfraquecimento das políticas públicas para as mulheres, já que ações que implicam em transformações nas relações de sociais de gênero, como o exemplo do Projeto Mulheres da Paz, estão perdendo a visibilidade e encerrando suas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Nunes D Ávila, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Psicologia Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Psicologia

Programa de Pós Graduação em Psicologia Social e Institucional 

Referências

Anzaldúa. G. (2005). La conciencia de la mestiza: rumo a uma nova consciência. Rev. Estud. Fem, v. 13, n. 3, p. 704-719.

Barros, R. B. (2002). Dispositivos em ação: o grupo. In: Silva, A. E. et al. Subjetividade: questões contemporâneas. Hucitec,. p. 183-191.

Brasil. (2008). Plano Nacional de Enfrentamento da Violência contra as mulheres. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

Brasil. (2007). Lei ordinária Nº 11530, de 24 de outubro de 2007. Institui o Programa Nacional de Segurança Publica Com Cidadania - Pronasci e da Outras Providencias. Disponível em:< http://portal.mj.gov.br/pronasci/main >

Brasil. (2012). Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Segurança. Manual de orientações aos proponentes para elaboração de propostas Via SICONV nas ações Mulheres da Paz e Protejo edital/2012, Anexo IV. Brasília.

Brasil. (2009). Mulheres da Paz: Capacitação para cultivar a paz nas comunidades. PRONASCI. Ministério da Justiça. Brasília.

Butler, J. (2003). Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Crenshaw, K. (2002). Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas. v. 10, n. 1, p. 171-188.

Costa, A. A. A. (2005). O Movimento Feminista No Brasil: Dinâmicas De Uma Intervenção Política. Revista Gênero, v. 5, n. 2, p.9-35.

Foucault, M. (1994). História da Sexualidade II: O uso dos prazeres. 7ed, Rio de Janeiro: Edições Graal.

Mayorga, C. (2014). Algumas contribuições do Feminismo à Psicologia Social Comunitária. Athenea Digital, 14(1), 221-236.

Nardi, H. C. (2006). Ética, trabalho e subjetividade: trajetória de vida no contexto das transformações do capitalismo contemporâneo. Porto Alegre: UFRGS.

Pinheiro, A. C. O. (2013). Gênero e segurança pública: uma análise da ação de segurança pública “Projeto Mulheres da Paz”. 2013.133p. Dissertação de mestrado em Sociologia Política. Universidade Estadual Do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Campo dos Goyatacazes/RJ.

Teixeira, A. B. (2009). As políticas de segurança e a violência contra as mulheres: a luta por visibilidade, direitos e reconhecimento da diversidade. In: Cadernos Temáticos da Conferência de Segurança. Movimentos Sociais e Segurança Pública: a construção de um campo de direitos. Ano1. Nº 9. Ministério da Justiça.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Como Citar

D Ávila, M. N., Nardi, H. C., & Silveira, R. da S. (2019). Projeto Mulheres da Paz: Percursos Históricos e Interseccionalidades. Psicologia Argumento, 37(95), 41–59. https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.95.AO03

Edição

Seção

Artigos