A psicopatologia na perspectiva de Carl Gustav Jung
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.35.90.AO03Palavras-chave:
Psicologia Analítica, Psicopatologia, Adoecimento PsíquicoResumo
A psiquiatria psicodinâmica, normalmente associada à psicanálise, possui diversas abordagens teóricas dissidentes desta. Dentre elas, a mais expressiva é a Psicologia Analítica desenvolvida pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, cuja hipótese fundamental é o inconsciente coletivo. Isto possibilitou elaborar uma perspectiva psicogênica, simbólica e hermenêutica dos fenômenos psíquicos. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar as principais ideias, teorias e conceitos a respeito das psicopatologias segundo este autor. Para tal foi realizada uma pesquisa de levantamento bibliográfico das suas principais obras relacionadas ao tema. Foi possível delimitar dez critérios referentes às suas principais ideias e teorias. A partir destas constatações, conclui-se que as psicopatologias possuem sentido, significado e finalidade quando compreendidas simbolicamente e fazem parte do processo de individuação.
Downloads
Referências
Clarke, J. J. (1993). Em busca de Jung. Rio de Janeiro: Ediouro.
Delgalarrondo, P. (2008). Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Campinas-SP: Artmed.
Ellemberger, H.F. (1976). El descubrimiento del inconsciente: historia y evolución de la psiquiatria dinâmica. Madrid: Editorial Gredos.
Fierz, H.K. (2007). Psiquiatria Junguiana. São Paulo: Paulus; 2007.
Hart, D.L. (2002). A escola junguiana clássica. In: Young-Eisendrath, P.; Dawson, T. (Org.) Manual de Cambridge para Estudos Junguianos.(Ed.1, pp. 101-110). Porto Alegre-RGS: Artmed Editora.
Himiob, G. (2006). Esquizofrenia y otros transtornos psicóticos. In: Laureiro M.E.S. (Org.) Psicopatologia psicodinâmica simbólico-arquetípica: uma perspectiva junguiana de integración em psicopatologia y clínica analítica. (Vol.1, pp.219-238). Montevideo: Prensa Médica Latinoamericana.
Jung, C.G. (2012a). A natureza da psique.(10ª ed.). Petrópolis-RJ: Vozes.
Jung, C.G. (2012b). A prática da psicoterapia.(15ª ed.). Petrópolis - RJ: Vozes.
Jung, C.G. (2012c). A psicogênese das doenças mentais. (6ª ed.). Petrópolis-RJ: Vozes.
Jung, C.G. (2012d). O eu e o inconsciente. (24ª ed.). Petrópolis-RJ: Vozes.
Jung, C.G. (2012e). Os arquétipos e o inconsciente coletivo. (9ª ed.). Petrópolis - RJ: Vozes.
Jung, C.G. (2012f). Tipos Psicológicos. (6ª ed.). Petrópolis-RJ: Vozes.
Jung, C.G. (2013). Símbolos da transformação: análise dos prelúdios de uma esquizofrenia. (9ª ed.). Petrópolis-RJ: Vozes.
Jung, C.G. (2014). Psicologia do inconsciente. (24ª ed.) Petrópolis, Vozes.
Martinez, J.R. (2006). Metapsicopatologia da Psiquiatria: Uma Reflexão sobre o Dualismo Epistemológico da Psiquiatria Clínica entre a Organogênese e a Psicogênese dos Transtornos Mentais. Tese de Doutorado não publicada, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP, Brasil.
Samuels, A. (1989). Jung e os pós-junguianos. Rio de Janeiro: Imago.
Samuels, A. (2002). Psychopathology: contemporary Junguian perspectives. London: Karnac.
Serbena, Carlos Augusto; Zanoni, Anna Paula. (2011). A psicopatologia como experiência da alma. Revista latino-americana de psicopatologia fundamental, São Paulo, vol.14, n.3.
Shandasami, S. (2011). Jung e a Construção de uma Psicologia Moderna: O Sonho de uma Ciência. Aparecida-SP: Editora Idéias e Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.