A formação acadêmica para a integração da religiosidade/espiritualidade na prática do psicólogo
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.96.AO02Palavras-chave:
espiritualidade/religiosidade, capacitação profissional, TeologiaResumo
Várias pesquisas apontam que os profissionais de saúde, destacando-se entre eles os/as psicólogos/as, costumam negligenciar a escuta dos aspectos espirituais e religiosos, evitando o tema e no máximo encaminhando o paciente para o serviço da pastoral, quando este é existente. Por intermédio da identificação dos cursos de Psicologia nas diversas instituições da região Sul e Sudeste, efetuou-se uma pesquisa documental. A partir da análise das grades curriculares disponíveis on-line, buscou-se encontrar disciplinas cujo nome sugerisse a abordagem do tema da espiritualidade/religiosidade. Identificou-se que a integração dos aspectos religiosos/espirituais com a prática profissional foi encontrada em apenas 4 (quatro) descrições disciplinares. Este dado comprova o silêncio que reina sobre este tema na formação do profissional psicólogo, bem como a falta de diálogo entre a Psicologia e a Teologia, mesmo nas escolas confessionais. É imperativo que se reveja a postura dos centros de formação, incluindo-se tanto a presença do tema na grade curricular como fomentando a pesquisa interdisciplinar.
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