Adultez Emergente: a estrada sinuosa do final da adolescência aos vinte e poucos anos

Autores

  • Sarah Aline Roza Universidade Federal do Paraná
  • Thiago Henrique Roza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Josafá Moreira Cunha Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.93.R01

Palavras-chave:

Termo 1Adultez Emergente, Termo 2 Saúde Mental, Termo 3 Desenvolvimento Humano. Term 1 Emerging Adulthood, Term 2 Mental Health, Term 3 Human Development, Termo 1 Adultez Emergente, Salud Mental, Termo 3 Desarrollo Humano.

Resumo

A relação da psicologia com o desenvolvimento humano é ampla, mas ainda há poucos estudos e pesquisas sobre a uma fase do desenvolvimento conhecido como adultez emergente. Já temos algumas pesquisas e um livro foi lançado esse ano sobre a temática no Brasil, mas pesquisadores, professore e estudantes ainda desconhecem o fenômeno da adultez emergente. A resenha aborda um livro imprescindível para a área, o qual ainda não possui tradução para o público lusófono, trata-se da obra Emerging Adulthood: the winding road from the late teens through the twenties, de Arnett (2015), o psicólogo e pesquisador responsável por apontar a adultez emergente como um período de desenvolvimento que exige um olhar diferenciado da adolescência e da vida de adulto. Esse livro aborda sob vários aspectos as implicações que a compreensão sobre esse período do desenvolvimento traz para a saúde mental desses adultos emergentes. Portanto, esse material apresenta importante achados empíricos e destaca a relevância a complexidade presente nesse novo momento em que se vive a transição para a vida adulta de forma processual com algumas marcas presentes em diversos contextos sociais e políticos ao redor do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Aline Roza, Universidade Federal do Paraná

Sarah Aline Roza

Psicóloga, Doutoranda e Mestra em Educação na linha Processo Psicológicos em Contextos Educacionais pela Universidade Federal do Paraná

Curitiba – PR, Brasil.

Thiago Henrique Roza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Médico Residente em Psiquiatria pela UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil, email: [email protected]

Josafá Moreira Cunha, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação e Professor no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR, Brasil, email: [email protected]

Referências

Arnett, J J. E Arnett, J J. Emerging Adulthood: the winding road from the late teens through the twenties. 2º ed. Oxford: Oxford University Press, 2015.

Dutra-Thomé, L., & Koller, S. H. (2014). Emerging Adulthood in Brazilians Socioeconomic Status: Transition to Adulthood. Paidéia, 24(59), 313-322.

United Nations Children’s Fund (UNICEF), (February 2012) When the Global Crisis and Youth Bulge Collide: Double the Jobs Trouble for Youth. New York.

Downloads

Publicado

2019-11-22

Como Citar

Roza, S. A., Roza, T. H., & Cunha, J. M. (2019). Adultez Emergente: a estrada sinuosa do final da adolescência aos vinte e poucos anos. Psicologia Argumento, 36(93), 408–413. https://doi.org/10.7213/psicolargum.36.93.R01

Edição

Seção

Resenha