Diagnóstico psicanalítico do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) na infância
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.96.AO05Palavras-chave:
TDAH, psicanálise, estudo comparativoResumo
A grande incidência do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) na infância a transforma em uma das psicopatologias típicas do século XXI. A fim de averiguar as especificidades de seu diagnóstico, realizou-se um estudo comparativo entre dois casos infantis – diagnosticados inicialmente com TDAH – atendidos na Clínica Escola de Psicologia da PUCPR campus Toledo/PR. Fundamentou-se esse estudo na psicanálise freudiana, por considerá-la um campo de saber pertinente para a averiguação do TDAH. A análise minuciosa dos dois casos clínicos permitiu verificar que o TDAH é composto por uma série de sintomas que podem ser considerados uma forma de manifestação do inconsciente na psicomotricidade, ou seja, metáforas realizadas pelo corpo. De tal maneira, os sintomas – na infância – da referida psicopatologia podem ser compreendidos como sinônimo de resposta subjetiva frente aos desafios que o desenvolvimento psicomotor e afetivo impõe a toda criança.
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