Diagnóstico psicanalítico do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.96.AO05

Palavras-chave:

TDAH, psicanálise, estudo comparativo

Resumo

A grande incidência do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) na infância a transforma em uma das psicopatologias típicas do século XXI. A fim de averiguar as especificidades de seu diagnóstico, realizou-se um estudo comparativo entre dois casos infantis – diagnosticados inicialmente com TDAH – atendidos na Clínica Escola de Psicologia da PUCPR campus Toledo/PR. Fundamentou-se esse estudo na psicanálise freudiana, por considerá-la um campo de saber pertinente para a averiguação do TDAH. A análise minuciosa dos dois casos clínicos permitiu verificar que o TDAH é composto por uma série de sintomas que podem ser considerados uma forma de manifestação do inconsciente na psicomotricidade, ou seja, metáforas realizadas pelo corpo. De tal maneira, os sintomas – na infância – da referida psicopatologia podem ser compreendidos como sinônimo de resposta subjetiva frente aos desafios que o desenvolvimento psicomotor e afetivo impõe a toda criança.

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Biografia do Autor

Miriam Izolina Padoin Dalla Rosa

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Toledo 

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Publicado

2019-12-16

Como Citar

dos Santos da Rocha, G., & Rosa, M. I. P. D. (2019). Diagnóstico psicanalítico do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH) na infância. Psicologia Argumento, 37(96), 230–247. https://doi.org/10.7213/psicolargum.37.96.AO05

Edição

Seção

Artigos