Relações de gênero e diversidade sexual na educação

Autores

  • Eduardo Felipe Hennerich Pacheco Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR. http://orcid.org/0000-0003-1498-2351
  • Sirley Terezinha Filipak Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.7213/psicolargum.35.88.AO05

Palavras-chave:

Relações de gênero, diversidade sexual, educação.

Resumo

O presente artigo tem como foco principal do seu interesse discutir e analisar os mecanismos de exclusão que permeiam as relações de gênero e diversidade sexual na educação. Optou-se metodologicamente pela pesquisa documental e bibliográfica. A partir da escolha metodológica foi realizada uma discussão acerca do conceito de gênero como categoria histórica e social e o papel da educação na desconstrução de estereótipos e preconceitos que permeiam essas relações. Também se realizou um levantamento no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para se verificar se essas temáticas estavam sendo comtempladas nas pesquisas de pós-graduação. As conclusões do estudo apontam que as instituições escolares são locais ambíguos. Ambíguos porque ao mesmo tempo em que podem construir e/ou reproduzir as hegemonias excludentes presentes na sociedade, elas podem transformá-las. E que apesar de se tratar de um tema complexo e de fundamental importância nosso mapeamento bibliográfico constatou que a problemática ainda é pouco pesquisada e trabalhada, o que de certo modo sugere que ainda as questões de identidade, sexualidade e relações de gênero são tratadas como tabus. 

 

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Biografia do Autor

Eduardo Felipe Hennerich Pacheco, Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR.

Mestre e Doutorando em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná na linha de pesquisa de História e Políticas da Educação, com sua pesquisa voltada para temas de Democratização, Acesso e Permanência na Educação Superior no Brasil. Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014), e é especialista em Antropologia Cultural pela PUC-PR (2016). Participa do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas e Formação de Professores.

Sirley Terezinha Filipak, Pontifícia Universidade Católica do Paraná -PUCPR.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educa.ção (PUCPR), Curitiba, Paraná – Brasil

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

Hennerich Pacheco, E. F., & Filipak, S. T. (2017). Relações de gênero e diversidade sexual na educação. Psicologia Argumento, 35(88). https://doi.org/10.7213/psicolargum.35.88.AO05

Edição

Seção

Artigos