Os sentidos da dificuldade de aprendizagem para professores: reflexões da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.7213/psicolargum.35.88.AO03Palavras-chave:
dificuldade de aprendizagem, Psicologia Histórico-Cultural, fracasso escolar, Psicologia Escolar.Resumo
Com o aporte teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural, este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os sentidos da dificuldade de aprendizagem para professores do Ensino Fundamental da rede pública estadual de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro docentes do 7º ano do ensino fundamental, das disciplinas de Ciências, Português, Educação Física e Inglês, dois professores recém-formados e um estudante de Pedagogia. Os resultados indicam que há pouca clareza sobre o que se denomina de dificuldade de aprendizagem, sendo-lhe atribuídos diversos sentidos associados ao comportamento, a afetos negativos e a não apropriação pelos alunos dos conteúdos ensinados. Constatou-se, ainda, que em geral os professores relacionam a “dificuldade de aprendizagem” a causas externas, como as relações familiares, a história, condição de vida do aluno ou mesmo o modo como a própria escola se organiza.
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